Texto por Colaborador: Redação 11/02/2026 - 09:00

O Borussia Dortmund iniciou uma mudança na forma como conduz o desenvolvimento de seus talentos nas categorias de base. O técnico de base Thomas Broich detalhou ao ‘WAZ’ os planos do clube para acelerar o processo de promoção dos jovens formados na Strobelallee ao mais alto nível.

Segundo Broich, a ideia é expor os atletas a um modelo exigente desde cedo. “Queremos chegar ao fundo dos nossos meninos o mais cedo possível por meio de um estilo de jogo extremamente complexo, dando a eles o máximo de esforço e desenvolvendo-os até um certo limite. E então outros devem e devem assumir e tomar as decisões.”

O ex-profissional de 45 anos destacou ainda a confiança que deposita na nova geração. “Tenho imaginação, acredito nos meninos e tenho minhas impressões, especialmente das competições internacionais”, afirmou. Recentemente, ficou evidente que o BVB pretende utilizar com mais frequência jogadores formados em casa no elenco profissional.

Atualmente, Mathis Albert (16), Samuele Inácio (17) e Mussa Kaba (17) são considerados os principais candidatos a ganhar espaço com o treinador principal Niko Kovac. Broich revelou que “pela primeira vez”, pouco antes do Natal, teve a impressão de que o trio estava pronto para “sacar e jogar mais regularmente no topo do treino”.

Apesar disso, Albert, Inácio e Kaba devem atuar principalmente pelos sub-23 até o fim da temporada e apenas “bater no topo”, conforme o ‘WAZ’. A mesma situação se aplica ao jovem sub-19 Luca Reggiani (18), que foi convocado recentemente pela primeira vez para o elenco principal em função da situação delicada do grupo.

Mesmo com a cautela, Broich demonstra confiança no futuro. “Temos alguns jogadores em preparação, e você pode ter grandes expectativas, desde que eles se desenvolvam exatamente da mesma forma.” O Borussia Dortmund, conhecido por sua tradição na formação de talentos, ainda vê espaço para evolução no processo antes de consolidar uma nova geração na Bundesliga.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

26 pessoas já votaram