Reprodução / PUMAMesmo no triunfo do Borussia Dortmund por 2 a 1 diante do Wolfsburg, os comandados do técnico Niko Kovac voltaram a utilizar o uniforme reserva, predominantemente cinza. Esta é a quinta vez nesta temporada que o BVB opta por essa camisa, extremamente rejeitada entre os torcedores. Mas afinal, quem é o responsável por essa decisão?
O jornal WAZ investigou as autoridades competentes em busca de respostas. Inicialmente, parecia provável que o uso frequente da camisa cinza de visitante se devesse ao principal patrocinador, a Vodafone. Afinal, seu logotipo aparece em destaque na cor vermelha original no peito dos jogadores nesta versão da camisa do BVB.
Como é sabido, a Vodafone havia concordado com um acordo em relação ao uniforme principal, que na verdade era preto e amarelo, permitindo que o logotipo fosse preto em vez do vermelho habitual, para se integrar melhor ao design. A hipótese era de que o patrocinador teria insistido, em troca, em ter sua cor vermelha tradicional mais visível no uniforme reserva.
Porém, isso está longe da verdade, descobriu o WAZ. Na verdade, chegou-se a cogitar a possibilidade de eliminar o vermelho do uniforme cinza de visitante. Uma medida que, no fim das contas, não foi implementada. No entanto, a vontade de fazê-lo existia.
A verdadeira razão por trás da escolha
A fornecedora de material esportivo Puma também não tem responsabilidade na decisão do Borussia Dortmund de usar o uniforme cinza em seus jogos fora de casa contra Heidenheim, Mainz 05, Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt e agora VfL Wolfsburg. Esse uniforme é tão rejeitado que os torcedores frequentemente cantam "Queremos camisas pretas e amarelas!" sempre que o time entra em campo com o design incomum. Isso já aconteceu cinco vezes, e a temporada está longe de terminar. Na temporada passada, o uniforme alternativo cinza foi usado apenas quatro vezes.
"O fato de o Dortmund jogar com tanta frequência de cinza é simplesmente uma decisão do clube", é a resposta direta à pergunta sobre quem é o responsável por essa alta frequência. A explicação é surpreendentemente simples: como o cinza é pouco usado por outros clubes, há simplesmente mais oportunidades para usar essa variação de uniforme sem conflito de cores com os adversários.
Apesar dos protestos dos torcedores – uma faixa com os dizeres "BORUSSIA continua PRETO E AMARELO" é vista com frequência nas arquibancadas – o Borussia Dortmund não vê motivos para se desviar da estratégia escolhida. Pelo menos do ponto de vista esportivo, não há razão para isso. Das cinco partidas que o BVB disputou com essa camisa controversa, venceu quatro, empatou uma e, portanto, obteve um sucesso notável.
11/02
11:40
Vazamento revela nova camisa do BVB para 2026/27 com visual retrô
11/02
09:30
BVB avalia venda de Adeyemi por €60 milhões para reformular elenco
11/02
09:15
Interesse do BVB em Senesi não é infundado, aponta jornal
11/02
09:00
Broich detalha estratégia do BVB para levar jovens mais rápido ao profissional
11/02
08:45
Hummels pede mudança no VAR após pênaltis polêmicos na Bundesliga
11/02
04:15
Manchester United e Tottenham de olho em Nmecha: BVB só negocia por mais de 60 milhões
11/02
03:30
Borussia Dortmund registra lucro milionário impulsionado por venda de Gittens ao Chelsea
11/02
03:02
BVB revela motivo para uso frequente do uniforme cinza rejeitado pela torcida
11/02
03:00
BVB vê disputa aumentar por joia de 16 anos do Hertha Berlim
11/02
02:00
Agente detona Sammer após crítica a empresários: "É uma loucura o que ele disse"
10/02
11:00
BVB monitora Curtis Jones e observa impasse contratual no Liverpool
10/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?