Texto por Colaborador: Redação 11/02/2026 - 02:00

A demanda do consultor do BVB, Matthias Sammer, de eliminar completamente os polêmicos agentes de jogadores está enfrentando oposição – previsivelmente dentro da própria indústria.

"Se não houvesse agentes, os clubes fariam o que bem entendessem com os jogadores", declarou Roger Wittmann, cofundador e diretor-geral da agência Rogon, à Sky. "Existem clubes que intimidam os jogadores: 'Se você não aceitar a transferência, não entrará mais em campo aqui!' Há exemplos disso, inclusive na Bundesliga. Por isso acho que o que Matthias falou é uma loucura."

Wittmann prosseguiu: "Matthias não tem autoridade para abolir nada. Ele deveria começar por si mesmo. Ele também é um conselheiro."

Sammer atacou fortemente os agentes tendo em vista as supostas negociações contratuais prolongadas entre Dayot Upamecano e o FC Bayern, que teriam sido impulsionadas principalmente por seus empresários.

"Eu acabaria com esses contratos. Primeiro, eles rendem muito dinheiro. Segundo, são desnecessários e, terceiro, não constroem um bom relacionamento entre jogador e clube. Isso não é bom", explicou o ex-diretor esportivo da DFB.

"Isso é um absurdo", rebateu Wittmann às declarações de Sammer. "Tudo o que Matthias afirma é completamente infundado. O que aconteceria então? O que aconteceria se um jovem jogador ingressasse em um clube apenas por orientação dos pais, que possuem outras profissões?"

Será que Sammer, consultor do BVB, está falando besteira?

Wittmann retrucou que a crítica de Sammer aos ganhos excessivos dos consultores era "um disparate, um lixo informativo". "Eu ganho o que o mercado me paga. Não tenho uma arma e não posso dizer: 'Vocês têm que me dar o dinheiro!'"

A extensa carreira de Wittmann como consultor foi marcada por inúmeras polêmicas. Mais recentemente, o confidente próximo de Dietmar Hopp foi banido do estádio e das instalações do TSG Hoffenheim.

Wittmann entrou com uma ação judicial contra isso, e o tribunal regional decidiu que as proibições de entrada no estádio e as restrições de acesso aos camarotes VIP eram ilegais. No entanto, a proibição de entrada no centro de treinamento em Zuzenhausen permaneceu em vigor.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

26 pessoas já votaram