Texto por Colaborador: Redação 09/02/2026 - 10:55

O dia 7 de fevereiro de 2026 ficará marcado para Luca Reggiani. Aos 18 anos, o zagueiro central fez sua estreia profissional pelo Borussia Dortmund na vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Wolfsburg. A oportunidade surgiu em meio à escassez de opções no elenco do BVB.

Apesar da estreia na equipe principal, o italiano não permaneceu muito tempo afastado das categorias de base. No dia seguinte, o técnico do sub-19 do Dortmund, Felix Hirschnagl, escalou Reggiani como titular no confronto contra o Holstein Kiel, pela A-Junioren-Nachwuchsliga. O defensor esteve em campo na vitória dramática por 3 a 2, decidida apenas no quinto minuto dos acréscimos, no centro de treinamento de Hohenbuschei.

Segundo o Reviersport, Hirschnagl se mostrou entusiasmado com o desempenho do jovem. “Luca está simplesmente excepcional de semana em semana e de jogo em jogo”, afirmou o treinador, destacando também a atuação segura do zagueiro diante do Kiel, marcada por muita serenidade.

Reggiani havia perdido o início da temporada por conta de uma lesão no joelho e só retornou aos gramados em meados de setembro. Desde então, o defensor soma 15 partidas disputadas em todas as competições, com um gol marcado e uma assistência.

Ao relembrar o período de recuperação, Hirschnagl destacou a evolução do jogador. “Devido à lesão no início da temporada, ele teve um início relativamente difícil”, recordou o treinador sobre o atleta, que já soma 36 convocações pelas seleções de base da Itália.

Em seguida, completou: “Enquanto isso, porém, ele é um líder absoluto para nós. O fato de ele poder ganhar sua primeira experiência profissional em campo é simplesmente ótimo. Ele merece por causa da atitude e do trabalho.”

O treinador sub-19 do Dortmund acredita que o jovem saberá lidar com os desafios da transição para o futebol profissional.

“Acho que isso vai realmente pressioná-lo e ele vai resolver isso”, afirmou Hirschnagl, antes de ampliar sua análise: “O decisivo é que os meninos aprendam que isso pode não estar no elenco no fim de semana ou jogar no segundo time quando você se tornar profissional. Ou tanto quanto para acumular minutos na equipe sub-23 e depois ter que jogar novamente na sub-19. Eles precisam aprender a lidar com isso, porque é isso que os meninos vão esperar no futuro, se não forem regulares indiscutíveis.”

Segundo Hirschnagl, Reggiani pode alternar entre o elenco da Bundesliga e o time sub-19 nos próximos passos da carreira. “Esse é exatamente o tema que certamente voltará a surgir para ele no início da carreira”, explicou.

“Por isso o mais decisivo é se administrar bem e sempre conseguir focar no momento presente.”

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

23 pessoas já votaram