
Olá meus amigos aurinegros! Boas-vindas novamente a esta humilde coluna. Na coluna de hoje, farei uma breve reflexão sobre como foi a campanha do BVB na Champions League da atual temporada. Vou analisar os pontos positivos e negativos de toda a campanha, sem deixar de citar, é claro, o que aconteceu naquele 11 de abril horas antes da primeira partida das quartas de final.
Quando ficamos sabendo que na nossa chave havia Real Madrid, Sporting CP e Legia, sabíamos que não teríamos vida fácil, mas os jogadores aurinegros responderam bem as expectativas de toda a torcida. A estreia foi de encher os olhos, fora dos nossos domínios, enfiamos seis gols no Legia com autoridade. Este resultado amplo foi essencial para começar com o pé direito e dar confiança para a sequência da Champions. A partir daí empatamos com o Real Madrid na nossa casa, fomos a Portugal e vencemos o Sporting na sequência. Pronto, sete pontos na fase de ida em um grupo tão apertado, já encaminhava a classificação.
E, de fato, a promoção para a fase de oitavas de final veio com tranquilidade. Terminamos com 14 pontos na liderança da chave com o melhor ataque e com dois pontos à frente do poderoso Real Madrid, atual finalista da competição de clubes mais importante do futebol europeu.
O ano virou, e algumas contusões começaram a atrapalhar o trabalho de Thomas Tuchel, incluindo o afastamento de Mario Götze por problemas metabólicos. É verdade que Götze não foi mais o mesmo desde que voltou do Bayern de Munique, mas Tuchel contava com ele no planejamento que fez para a temporada. Mas Aubameyang seguia muito produtivo e marcando vários gols.
Entretanto, na derrota por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final contra o Benfica, em Portugal, Auba exagerou de perder gols e acabou dificultando a partida de volta nos nossos domínios. Ao menos o time mostrava todo seu poderio ofensivo que demonstrou na fase de grupos.
No jogo da volta, o craque Marco Reus, lesionado, não conseguiu jogar. Mesmo assim, com apoio maciço da Muralha Amarela, os portugueses foram sufocados desde o início e caíram na teia do Homem-Aranha Aubameyang, que marcou um hat-trick contra o time do Estádio da Luz na vitória por 4 a 0 e que carimbou novamente a passagem da equipe aurinegra para as quartas. Mesmo com altos e baixos no campeonato alemão, principalmente no sistema defensivo, chegamos com confiança para a próxima fase.
Nas quartas de final da Champions, contra o Monaco, ficou claro que o triste episódio ocorrido horas antes do jogo atrapalhou o time, e o ideal seria se a bola não rolasse cerca de 24 horas após a explosão. O próprio Jürgen Klopp, ex-técnico do Borussia Dortmund, naquela semana deu uma opinião contrária a decisão da UEFA em remarcar o jogo para o dia seguinte.
Mas também ficou claro que o sistema defensivo do BVB também se mostrou frágil diante dos monegascos. A equipe da bela e rica capital monegasta encontrou muitas facilidades para alcançar à meta de Roman Burki. Na partida de ida sofremos muito na nossa casa (em todos os sentidos) e não mostramos força o suficiente para superar um dos melhores ataques da Europa. Com a derrota por 3 a 2 no Signal Iduna Park, ficou quase impossível reverter o placar na casa dos monegascos
Com o resultado contra, Tuchel teve que arriscar tudo e acabou sendo novamente dominado pelo Monaco na derrota por 3 a 1 e isso culminou com a nossa eliminação do torneio, escancarando mais uma vez os problemas defensivos do time. Outro ponto que mostra a fragilidade defensiva do nosso time é que o Monaco, nas semis contra a Juventus, teve muitas dificuldades para chegar ao gol oponente.
Como disse aqui no site, apesar dos problemas, eu apoio a manutenção de Tuchel no comando por mais uma temporada. E um título, que poderá chegar ainda nesta temporada na final da Copa da Alemanha (seria o primeiro dele no comando do BVB), traria mais confiança para nosso treinador seguir firme no comando e tentar solucionar alguns problemas que precisarão ser corrigidos em 2017/18.
13/12
05:47
Dortmund tenta segurar Schlotterbeck enquanto Bayern mantém interesse nos bastidores
13/12
05:30
Matthäus rebate críticas e defende trabalho de Niko Kovac no Borussia Dortmund
13/12
04:30
Großkreutz conta como realizou sonho de Reus de assistir jogo na arquibancada sul do Dortmund
13/12
03:30
Clima pesado no vestiário do Dortmund após empate com Bodø/Glimt
12/12
12:25
Hamann avalia declarações de Schlotterbeck e projeta possível transferência ao Bayern
12/12
12:00
Números do confronto: domínio recente do BVB e Freiburg vivendo temporada irregular
12/12
09:32
Kovac destaca atuação de Fabio Silva e admite momento delicado de Guirassy
12/12
09:00
Hamann critica postura de Schlotterbeck após declarações sobre reservas do Borussia Dortmund
12/12
05:00
Dortmund prepara salário recorde para segurar Schlotterbeck
12/12
04:00
Kovac defende Schlotterbeck após críticas polêmicas aos companheiros
12/12
03:00
Reus aconselha Brandt sobre renovação e destaca importância do meia
12/12
02:00
Jordi Paulina pode deixar o Dortmund no inverno
11/12
11:30
Kovac projeta duelo contra o Freiburg e diz esperar reação imediata do BVB
11/12
10:45
Kehl reage a críticas de Schlotterbeck e promete reavaliação interna no BVB
11/12
10:30
Arsenal monitora Ramaj e pressiona futuro do goleiro no BVB
11/12
10:16
Imprensa alemã critica empate do BVB com Bodø/Glimt e aponta clima pesado no elenco
11/12
05:50
Kovac se irrita com atuação do Dortmund após empate contra Bodø/Glimt
11/12
05:47
Schlotterbeck detona companheiros após empate frustrante na Liga dos Campeões