Reprodução / BVB TVO Mundial de Clubes está sendo lançado em um novo formato XXL e está gerando muita discussão – inclusive no Borussia Dortmund. O líder do BVB, Watzke, vê isso como uma grande oportunidade para o futebol internacional de clubes.
O diretor-geral do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, está entusiasmado com a reformulação do Mundial de Clubes, que está sendo realizado pela primeira vez nos EUA com 32 seleções. Ele acredita que o torneio ampliado marca um importante desenvolvimento no futebol internacional de clubes. "O futebol não pertence apenas a nós, europeus. Temos que reconhecer que há um grande desejo na América do Sul, Ásia e África de jogar contra o Real Madrid ou o Bayern de Munique", enfatizou Watzke em entrevista à revista Kicker.
O cartola auri-negro agora vê o Mundial de Clubes, considerado um evento secundário antes da reforma, como um destaque promissor para o futuro. "O formato do Mundial de Clubes vai evoluir – e aí teremos um verdadeiro destaque no programa a cada quatro anos", explica. Os jogadores do Dortmund estão ansiosos para provar seu valor no torneio. "Os jogadores estão realmente entusiasmados", garantiu o homem de 65 anos.
Antes da expansão, o formato do Mundial de Clubes fazia pouco sentido para muitos especialistas. "A estatística não era boa", disse Watzke. Ele descreveu as edições anteriores do Mundial de Clubes, pouco antes do Natal, como "pastelões" e dificilmente levadas a sério.
Watzke comenta sobre a disputa pelo poder no BVB
Embora o Campeonato Europeu para seleções nacionais e a Liga dos Campeões para clubes sejam torneios consagrados, até agora não havia uma versão global correspondente para clubes. A FIFA pretende mudar isso com o novo formato.
Além dos eventos esportivos, discussões políticas também estão ocorrendo dentro do clube de Dortmund. Na disputa interna pelo poder com Reinhold Lunow, Watzke planeja decidir neste verão se concorrerá à presidência. "Isso me surpreendeu, porque havíamos discutido as coisas de forma diferente", disse Hans-Joachim Watzke sobre a renovada candidatura de Lunow. Apesar da reviravolta inesperada, ele respeita seu companheiro de longa data: "Não direi uma palavra ruim sobre Reinhold Lunow; fomos amigos por muitos anos."
Para o BVB, no entanto, o Mundial de Clubes é o seu principal foco. O clube estreia na terça-feira contra o Fluminense, do Brasil , e também enfrentará o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, na fase de grupos. A final do torneio acontecerá no dia 13 de julho, em East Rutherford.
Via BVBWLD
08/12
10:35
Com futuro indefinido no BVB, Emre Can desperta interesse na Turquia
08/12
10:20
Betis Sevilla intensifica contatos por Fabio Silva, e BVB avalia cenário
08/12
10:00
Imprensa destaca solidez do BVB em vitória sem brilho sobre o Hoffenheim
08/12
04:39
Reações após vitória do Dortmund: "Nada de espetacular, mas uma vitória bem merecida"
08/12
04:32
Niko Kovac é direto sobre Julien Duranville: "Os outros são melhores"
08/12
04:26
Julian Brandt critica estilo de jogo do Dortmund após vitória: "Essa não é a minha maneira de jogar futebol"
08/12
03:00
Borussia Dortmund terá uniforme roxo neon na temporada 2026/27, revela site
07/12
15:50
Dortmund supera Hoffenheim e se mantém firme na briga pelo G-4
07/12
05:00
Negociação esfria e Campbell deve permanecer no mercado
07/12
04:00
Füllkrug sinaliza retorno e Wolfsburg ganha a dianteira na disputa
07/12
03:00
Tigges relembra passagem pelo Borussia e elogia dedicação de Haaland
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães