Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99

Coluna do Pedro - Nesta terça-feira, o Borussia Dortmund deu adeus à Champions League. Após ter perdido o jogo de ida para o Tottenham por 3 a 0, os aurinegros não conseguiram reverter a situação. No Signal Iduna Park, em Dortmund, os mandantes perderam para os ingleses pelo placar mínimo.
Vamos fazer um exercício sobre a temporada. Voltemos aproximadamente um mês, ao dia 2 de fevereiro. Naquele dia, o Borussia visitou o Eintracht Frankfurt, uma das melhores equipes da Bundesliga na atual temporada. O time aurinegro conseguiu um empate, resultado considerado bom, já que no lado adversário estavam dois dos maiores goleadores da temporada, Jovic e Haller.
Nessa ocasião, o Borussia era líder com 49 pontos. O segundo colocado era o Borussia Mönchengladbach com 42, mesma pontuação do Bayern que tinha um saldo de gols pior.
O jogo seguinte foi contra o Werder Bremen pela DFB Pokal. Em uma partida muito emocionante, com quatro gols na prorrogação, a equipe do vale do Ruhr foi eliminada nos pênaltis. Perdeu a chance de disputar um título.
No dia 9 de fevereiro, o BVB recebeu o Hoffenheim e, após abrir 3 a 0 no placar, os visitantes empataram o jogo. Em 13 minutos, Belfodil (duas vezes) e Kaderabek marcaram e o time visitante conquistou um ponto no Westfalenstadion.
Após essa rodada, a vantagem já havia diminuído. O Borussia, ainda líder, contava com 50 pontos e o Bayern, que assumia a segunda colocação, estava com 45 pontos.
Após quase um mês, o Borussia despencou de rendimento na temporada 18/19. Do dia 9 de fevereiro até o dia 7 de março no qual escrevo, o Borussia jogou três partidas pela Bundesliga. Nesses jogos, o BVB empatou com o lanterna Nürnberg fora de casa, perdeu para o Augsburg que flerta com a zona de rebaixamento e venceu o Leverkusen em casa.
Enquanto isso, o Bayern somou 9 pontos e, na vigésima quarta rodada, os bávaros igualaram a pontuação dos aurinegros. Agora, depois de ter perdido toda sua margem na Bundesliga, o Dortmund foi eliminado na DFB Pokal pelo Bremen e na Champions pelo Tottenham. Tudo isso em apenas um mês. De fevereiro para março, o BVB colecionou duas eliminações e uma grande queda de rendimento. A pergunta que fica é “Onde está o time do início da temporada?”.
Na partida válida pela Liga dos Campeões, o Borussia demonstrou suas principais dificuldades que já foram escancaradas nas últimas exibições. A equipe comandada por Lucien Favre finalizou 20 vezes contra apenas 5 do Tottenham. O Borussia acertou o gol em seis oportunidades, já o Tottenham, com apenas um chute certo, marcou com Harry Kane. Além disso, os mandantes trocaram 708 passes certos, contra apenas 358 dos visitantes.
Fica evidente o problema da equipe. Traduzir sua posse de bola, que na partida contra os ingleses foi de 62%, em gols. Chances não faltam. Isso ocorreu no empate contra o Frankfurt (13 finalizações e 1 gol) e na derrota contra o Augsburg (18 finalizações e 1 gol). Não há dúvidas que a ausência de Marco Reus em alguns jogos fez com que o rendimento da equipe diminuísse, mas não de forma tão drástica.
Fato é que o goleiro francês Hugo Lloris fez uma excelente partida, mas um time que almeja títulos não pode arrematar 20 vezes e acertar menos de um terço, principalmente quando precisa reverter um placar de 3 a 0.
As alterações de Favre não surtiram efeito e, na etapa final, o time não conseguiu levar tanto perigo para o gol de Lloris como se tinha visto no primeiro tempo. Favre precisa dar uma resposta aos críticos que apontam a queda de rendimento de seus comandados e ela deve ser feita nos jogos da Bundesliga.
O próximo jogo dos aurinegros ocorre neste sábado, no Signal Iduna Park, contra o Stuttgart que está na décima sexta colocação. Já o Bayern recebe o Wolfsburg na Allianz Arena. A partida entre Bayern e Borussia, que irá ocorrer no dia 6 de abril em Munique, se desenha como “o confronto da temporada” para Lucien Favre e seu time, já que pode e deve decidir o campeão da Bundesliga.
O campeonato alemão é a única frente do BVB, enquanto os bávaros se dividem entre Champions, DFB Pokal e Bundesliga. Esse fator possui duas interpretações. Uma delas é de que o Borussia Dortmund pode focar todos os seus recursos em vencer a Bundesliga. A outra é que vencer o campeonato virou a obrigação do time, já que foi eliminado das outras competições. Invariavelmente, o suíço Lucien Favre será cobrado por resultados melhores, consequência do alto nível já apresentado pelo time nesta temporada.
Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @pe_oliveira99
11/12
11:30
Kovac projeta duelo contra o Freiburg e diz esperar reação imediata do BVB
11/12
10:45
Kehl reage a críticas de Schlotterbeck e promete reavaliação interna no BVB
11/12
10:30
Arsenal monitora Ramaj e pressiona futuro do goleiro no BVB
11/12
10:16
Imprensa alemã critica empate do BVB com Bodø/Glimt e aponta clima pesado no elenco
11/12
05:50
Kovac se irrita com atuação do Dortmund após empate contra Bodø/Glimt
11/12
05:47
Schlotterbeck detona companheiros após empate frustrante na Liga dos Campeões
11/12
05:42
Dortmund perde dois defensores por lesão
11/12
04:00
Dortmund anuncia Marco Reus como embaixador do clube e ídolo pode renovar contrato nos EUA
10/12
19:00
Bodø/Glimt surpreende e arranca empate do Borussia Dortmund na Champions
10/12
18:30
Números de BVB 2x2 FK Bodo/Glimt - Champions League 25-26
10/12
11:00
“Ele me ajuda muito”: Chukwuemeka destaca apoio de companheiro no Borussia Dortmund
10/12
10:40
Ausência inesperada: Marcel Sabitzer fica fora do BVB contra o Bodö/Glimt
10/12
06:00
Situação de Fabio Silva no Borussia Dortmund segue indefinida
10/12
05:00
Cole Campbell pode ter destino definido em clube da Champions League
10/12
04:00
Empréstimo de jovem promessa do BVB enfrenta dificuldades
10/12
03:00
Kovac projeta confronto com o Bodø/Glimt e Brandt reforça clima de Champions
10/12
02:00
Técnico do Bodø/Glimt elogia o BVB e alerta: “Se não corrermos muito, não temos chance”
10/12
01:00
Barcelona esfria negociação por zagueiro do Borussia Dortmund