BVB.de / Oficial SiteO Borussia Dortmund foi criticado por seus próprios torcedores pelo acordo publicitário com a empresa de armas Rheinmetall anunciado nesta quarta-feira. O clube anunciou a entrada da empresa como "parceira campeã", o que deve render ao clube um valor milionário de um dígito em cada um dos próximos três anos, de acordo com o Handelsblatt.
"Segurança e defesa são pilares fundamentais da nossa democracia. É por isso que achamos que é a decisão certa analisar muito de perto como protegemos esses pilares. Especialmente hoje, quando experimentamos todos os dias como a liberdade deve ser defendida na Europa. Devemos lidar com esse novo normal", disse o chefe do BVB, Hans-Joachim Watzke.
Watzke provavelmente já estava ciente de que essa decisão não seria recebida com alegria em todos os lugares, porque acrescentou: "Estamos ansiosos pela parceria com a Rheinmetall e, como Borussia Dortmund, estamos deliberadamente nos abrindo para um discurso".
No X, alguns membros do BVB pediram demissão imediata do clube. "Este acordo é completamente inaceitável. Esse definitivamente não é mais o meu BVB", escreveu um usuário. "Como você pode tomar a Rheinmetall como patrocinadora?", perguntou outro.
"Estou muito chocado. Eu nunca esperaria que o BVB sequer pensasse em entrar em uma parceria com uma empresa de armas", disse Michael Schulze von Glaßer, diretor-gerente da Sociedade Alemã da Paz, ao SID. Ele convocou uma reunião de protesto em frente ao escritório do BVB.
Ele se sentiu ofendido em dois sentidos, disse Schulze von Glaßer: "Como torcedor do Dortmund e ativista pela paz. Isso é difícil, inclusive como esse negócio aparentemente foi. Exigimos que isso seja encerrado."
Enquanto isso, a principal organização de torcedores, Unsere Kurve, acusa o Borussia Dortmund de falta de atitude e ganância. "Não foi só no debate com investidores que ficou claro que os padrões morais não importam nos negócios do futebol. Este acordo estabelece uma nova baixa em uma escala de ganância aparentemente aberta para baixo", disse o presidente Jost Peter ao SID na quarta-feira: "Nem mesmo a suposta participação dos fãs muda nada".
Quando questionado, o porta-voz da Unser Kurve, Thomas Kessen, também chamou de "audácia dizer que tal acordo assumiria a responsabilidade".
Antes de o acordo ser concluído, o BVB teria trocado opiniões com representantes de torcedores e também com o governo federal, relata o Ruhr Nachrichten. Uma vez que não tinha havido grandes objecções de outras partes, o contrato tinha agora sido concluído.
A ministra da Economia da Renânia do Norte-Vestfália, Mona Neubaur (Verdes), mostra compreensão pelas críticas ao Borussia Dortmund, mas promove uma visão diferenciada da parceria de patrocínio do clube da Bundesliga com a empresa de armas Rheinmetall, com sede em Düsseldorf. "Desde 24 de fevereiro de 2022, quando Putin iniciou sua guerra bárbara de agressão contra o povo da Ucrânia, ficou claro que precisamos de empresas como a Rheinmetall para poder defender nossa democracia e nossa liberdade em uma emergência. E, no entanto, a indústria de armas não é uma indústria como qualquer outra", disse o vice-primeiro-ministro na quarta-feira em resposta a um inquérito do SID.
Neubaur ressaltou que pode "entender que muitos fãs veem o patrocínio com sentimentos contraditórios". No entanto, ela "sempre percebeu o BVB como um clube que cultiva um diálogo intenso, especialmente com torcedores organizados. Por isso, suponho que a atual liderança também buscará troca e discussão nesse caso."
"É certo que a percepção pública do grupo mudou nos últimos dois anos - também para mim pessoalmente", disse Neubaur. "É decisão do Borussia Dortmund entrar ou não em uma cooperação como essa."
(Via Spox)
08/12
10:35
Com futuro indefinido no BVB, Emre Can desperta interesse na Turquia
08/12
10:20
Betis Sevilla intensifica contatos por Fabio Silva, e BVB avalia cenário
08/12
10:00
Imprensa destaca solidez do BVB em vitória sem brilho sobre o Hoffenheim
08/12
04:39
Reações após vitória do Dortmund: "Nada de espetacular, mas uma vitória bem merecida"
08/12
04:32
Niko Kovac é direto sobre Julien Duranville: "Os outros são melhores"
08/12
04:26
Julian Brandt critica estilo de jogo do Dortmund após vitória: "Essa não é a minha maneira de jogar futebol"
08/12
03:00
Borussia Dortmund terá uniforme roxo neon na temporada 2026/27, revela site
07/12
15:50
Dortmund supera Hoffenheim e se mantém firme na briga pelo G-4
07/12
05:00
Negociação esfria e Campbell deve permanecer no mercado
07/12
04:00
Füllkrug sinaliza retorno e Wolfsburg ganha a dianteira na disputa
07/12
03:00
Tigges relembra passagem pelo Borussia e elogia dedicação de Haaland
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães