Texto por Colaborador: Redação 02/02/2026 - 09:19

Mesmo conquistando a quinta vitória consecutiva em casa, o Borussia Dortmund precisou de muito esforço para virar o placar contra o lanterna Heidenheim e vencer por 3 a 2 no domingo. A atuação da equipe foi amplamente analisada e criticada pela imprensa alemã.

A estratégia adotada pelo técnico Niko Kovac foi considerada incomumente avessa ao risco, o que fez o Dortmund sofrer até os instantes finais da partida. Para a FAZ, o BVB “realmente mereceu esse sucesso (…) não depois desse segundo tempo, no qual o BVB perdeu o controle repetidas vezes”. O jornal descreveu o duelo como um “jogo de futebol cheio de reviravoltas e erros, com cinco gols”, algo distante do estilo normalmente associado a Kovac. Ainda segundo a publicação, o Dortmund também se beneficiou da falta de uma linha clara do árbitro na interpretação dos lances dentro da área. O autor do gol da vitória, Serhou Guirassy, que desperdiçou um pênalti, foi descrito como cada vez mais a “drama queen” do clube.

De acordo com o Stuttgarter Zeitung, o Borussia Dortmund é atualmente o time há mais tempo invicto na Bundesliga. Os 45 pontos conquistados até agora representam o melhor desempenho da equipe em anos. Ainda assim, o jornal destacou que o futebol apresentado “mais uma vez deixou muito a desejar”. A partida foi classificada como um “enforcamento e sufocamento”, com uma atuação “sem nenhum espírito”. Chamaram atenção, em especial, o jogo de passes impreciso e as vaias da própria torcida durante o intervalo, quando o time estava em desvantagem.

O Sportschau destacou que a defesa organizada do Heidenheim dificultou a criação de chances claras por parte do BVB durante boa parte do confronto. Após sair atrás no início do segundo tempo, o Dortmund “vacilou de forma alarmante”, dependendo da sorte para não sofrer mais gols e, posteriormente, para receber um pênalti após toque de mão. Serhou Guirassy, que vinha tendo uma atuação fraca, converteu a cobrança com dificuldade. Mesmo após a virada, o Heidenheim ainda conseguiu igualar o placar em diferentes momentos, mas acabou desperdiçando essas oportunidades, o que levou ao “final feliz” para o Dortmund.

Para o WAZ, o BVB escapou de um “quase constrangimento” em uma “noite louca de futebol”. Segundo a análise, a equipe da casa “não jogou como um candidato ao campeonato”. O jornal apontou muitos erros, problemas na qualidade dos passes e falta de velocidade e profundidade. No segundo tempo, o jogo foi descrito como “golpe após golpe” para ambos os lados. Nos acréscimos, o Borussia Dortmund conseguiu garantir a vitória e reduziu a diferença para o Bayern para seis pontos.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

19 pessoas já votaram