Texto por Colaborador: Redação 17/02/2026 - 19:19

O Borussia Dortmund foi eficiente na ida dos playoffs da UEFA Champions League e venceu a Atalanta por 2 a 0 no Signal Iduna Park. O resultado marca apenas o segundo triunfo dos alemães nos últimos oito jogos contra equipes italianas na competição — um feito que coloca o time em uma posição bastante confortável para o confronto de volta, marcado para a próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro.

O início da partida foi adiado em 15 minutos após o ônibus da equipe se atrasar por causa do trânsito, mas o Dortmund respondeu dentro de campo com velocidade. Aos dois minutos, Julian Ryerson — que havia distribuído quatro assistências na goleada por 4 a 0 sobre o Mainz 05 pelo Campeonato Alemão na sexta-feira — cruzou na medida para Serhou Guirassy cabecear e marcar seu 16º gol na temporada em todas as competições.

A Atalanta tentou reagir e chegou perto do empate quando Mario Pašalić quase converteu o cruzamento de Nicola Zalewski pela área, mas a bola passou por centímetros. Do outro lado, Ryerson elevou sua conta de contribuições na temporada para 14 e quase ampliou com uma cobrança de falta que Waldemar Anton desperdiçou de cabeça, mandando por cima do gol.

O segundo gol não demorou a sair. Guirassy avançou pelo campo e rolou para Maximilian Beier, que finalizou sem goleiro para marcar pelo segundo jogo consecutivo. Com o tento, Guirassy chegou à marca de 20 contribuições diretas para gols na temporada — 16 gols e quatro assistências.

No segundo tempo, a Atalanta não conseguiu repetir o faro de gol demonstrado na fase de liga, quando nove dos seus dez gols foram marcados após o intervalo. O time italiano não incomodou Gregor Kobel, enquanto o capitão do Dortmund, Julian Brandt, desperdiçou uma boa oportunidade ao bater por cima após receber um escanteio.

Com o placar tranquilo, Niko Kovač optou por uma postura mais conservadora, deixando o time recuar e segurar o resultado. Nesse cenário, um dos destaques da partida foi o jovem zagueiro Luca Reggiani, de 18 anos, que viveu uma noite especial ao fazer sua estreia na Champions League. O defensor jogou os 90 minutos, recebeu um cartão amarelo, mas teve atuação sólida e consistente, com o suporte dos companheiros ao longo de toda a partida.

Com a vantagem construída no Signal Iduna Park, o Dortmund chega ao jogo de volta como favorito. Se avançar, os aurinegros registrarão, pela primeira vez em quatro tentativas na competição, uma classificação diante de adversários italianos em disputa de dois jogos.

FICHA & CURIOSIDADES

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

31 pessoas já votaram