Texto por Colaborador: Redação 26/01/2026 - 04:00

Na noite de sábado, o Borussia Dortmund manteve pela décima vez na temporada sua meta inviolada: com o triunfo de 3 a 0 sobre o Union Berlin, a equipe não apenas conquistou os pontos 40, 41 e 42, como também ampliou sua liderança em uma categoria onde se destaca.

Dortmund precisava dar uma resposta após a atuação apagada na derrota por 2 a 0 para o Tottenham Hotspur em Londres - e deu a resposta: o 3 a 0 sobre o Union Berlin no sábado à noite pode não ter sido um espetáculo futebolístico em grande parte do tempo, mas foi conquistado com segurança e seriedade. Além disso, com o timing perfeito para balançar as redes nos momentos certos e com a intensidade necessária que havia faltado em Londres.

Foi, portanto, uma noite exatamente do jeito que o técnico Niko Kovac gosta, que havia lembrado seu elenco antes do jogo "que para mim futebol é antes de tudo intensidade e agressividade. O duelo é a célula-mãe do futebol".

Nenhum time da liga fica menos tempo atrás no placar

Como o time dortmundês, que desta vez tinha muita força física e pouca arte, aceitou cada disputa, foi voraz na pressão - como Serhou Guirassy antes da marcação precoce do pênalti - e também defendeu com vigor os normalmente fortes lances de bola parada do Union, a vitória nunca esteve em perigo após o gol de abertura de Emre Can aos 10 minutos, quando converteu pela décima segunda vez em doze tentativas uma cobrança de pênalti. Principalmente porque nas poucas finalizações perigosas dos berlinenses, Gregor Kobel estava bem posicionado e defendeu com tranquilidade.

O BVB não apenas marcou pela quarta partida consecutiva desde o recomeço em janeiro três gols na meta adversária, como também manteve pela décima vez em 19 jogos da temporada sua baliza sem ser vazada - melhor marca da liga. E em mais uma categoria a defesa dortmundesa, que aliás sofreu apenas 17 gols e portanto apenas um a mais que o líder Bayern de Munique, é líder: o BVB precisou jogar atrás no placar nesta temporada apenas por 84 minutos. Os bávaros, segundos colocados nesta categoria, aparecem na lista com 151 minutos em desvantagem.

16 pontos a mais que na temporada anterior

Tudo isso ainda não transforma os dortmundeses em candidatos ao título, mesmo que a distância para o Bayern tenha diminuído para oito pontos após a derrota caseira deles por 2 a 1 contra o Augsburg. Mas com 42 pontos conquistados, a equipe de Kovac apresenta um saldo melhor após a 19ª rodada do que na última temporada de título do Dortmund em 2011/12 (40). Em comparação com o mesmo momento da temporada passada, são já 16 pontos a mais (26).

Especialmente considerando a disputa pelas vagas da Liga dos Campeões, a quantidade de pontos obtidos é importante. Atualmente a vantagem para a quinta colocação é de nove pontos - porém o Stuttgart, que ocupa essa posição, ainda joga no domingo em Mönchengladbach. O Hoffenheim (36 pontos) e o Leipzig (35), posicionados entre eles, também têm um jogo a menos disputado e podem, portanto, ainda reduzir a diferença. O mesmo vale para o Leverkusen na sexta posição (32 pontos).

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

19 pessoas já votaram