Por Breno Benedito

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos auri-negros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. Também esperamos respeito ao próximo, sem xingamentos e ofensas. Concordar ou discorda é o que engrandece o debate. Sem mais delongas, o tema da semana é: Vexame e vergonha Portugual, quais os erros até aqui?
Quem avisa amigo é – eu havia comentado: uma hora o ataque não vai funcionar, e com muitos gols tomados, essa conta não iria fechar. E não fechou ontem em Portugal, e o BVB passa o seu maior vexame. De quem é culpa? Todos, sem exceção. Uma bola de neve que cresceu e passou ontem. Não é para “fechar as portas”, mas depois da pior noite o clube precisa passar por uma reestruturação.
Isso precisa ser profundo, desde lá de cima até nas camadas mais baixas. O BVB tem um puta potencial de marketing, e isso não é explorado. Enquanto o time de vermelho tem até redes brasileiras, o “donos” do BVB não saem da bolha, não exploram o mundo fora, não que isso tenha a ver com a desclassificação, mas é preciso repensar como está sendo gerido.
Mas voltando ao campo, citei em alguma coluna no qual o time tomava muitos gols, e uma hora as coisas não iam funcionar. Erros, erros, e foram a soma de muitos erros ao longo desse pouco período de planejamento. Um time que chegou entre os oito melhores da Europa no ano passado, nesse ano nem da primeira fase passa, e isso tem um impacto enormes não só dentro como nos cofres auri-negros.
Antes de tudo, erros de arbitragem para mim não é justificativa – todos os clubes são prejudicados e beneficiados -, então eu não entro nesse jogo, e sim do BVB, pois falar da arbitragem e fácil, e assim passam pano. 29 gols sofridos – 11 na liga e 18 na Bundesliga -, é muito gol para 18 jogos, ficando numa média de 1,61 gols.
Como um treinador fala que não conhece, sendo que se enfrentaram no primeiro turno? E inconcebível, principalmente hoje, que atualmente tem até o pai dos ‘burros” digitais – o tal do Google. Para mim não foi soberba, e sim amadorismo completo da comissão técnica. E uma sucessão de erros. Ainda, as críticas da maneira como o time joga, parece que o ambiente está prestes a explodir.
E já falamos também aqui como que ninguém lá de dentro vê o “trabalho” do DM, faz não sei quanto tempo que Zagadou está lá, e não só ele, e hoje temos um time se recuperando, como pode? Os principais jogadores fora dos jogos importantes. Ter atletas no DM é normal, já que é um esporte de contato, mas ter uma quantidade dessa, algo está errado.
Os pequenos erros se acumularam, e na noite de ontem o torcedor teve a sua maior vergonha nos últimos tempos, e assim é preciso pensar e ter uma reflexão sobre o atual momento do clube em todos os sentidos.
Por Breno Benedito
08/12
10:35
Com futuro indefinido no BVB, Emre Can desperta interesse na Turquia
08/12
10:20
Betis Sevilla intensifica contatos por Fabio Silva, e BVB avalia cenário
08/12
10:00
Imprensa destaca solidez do BVB em vitória sem brilho sobre o Hoffenheim
08/12
04:39
Reações após vitória do Dortmund: "Nada de espetacular, mas uma vitória bem merecida"
08/12
04:32
Niko Kovac é direto sobre Julien Duranville: "Os outros são melhores"
08/12
04:26
Julian Brandt critica estilo de jogo do Dortmund após vitória: "Essa não é a minha maneira de jogar futebol"
08/12
03:00
Borussia Dortmund terá uniforme roxo neon na temporada 2026/27, revela site
07/12
15:50
Dortmund supera Hoffenheim e se mantém firme na briga pelo G-4
07/12
05:00
Negociação esfria e Campbell deve permanecer no mercado
07/12
04:00
Füllkrug sinaliza retorno e Wolfsburg ganha a dianteira na disputa
07/12
03:00
Tigges relembra passagem pelo Borussia e elogia dedicação de Haaland
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães