Texto por Colaborador: Redação 17/12/2025 - 01:30

Yan Couto vive seu melhor momento no BVB justamente em dezembro. O fato de o brasileiro, que não aprecia especialmente o frio, ter atingido seu auge durante o inverno pode parecer contraditório à primeira vista. Porém, uma investigação mais aprofundada revela três motivos para essa evolução no desempenho.

Estabilidade familiar traz equilíbrio

A vida pessoal de Yan Couto passa por um excelente momento. Sua esposa, Mariana David Couto, está esperando o segundo filho do casal. Segundo o Ruhr Nachrichten, a família, que agora reside em Dortmund, receberá uma menina nos próximos dias.

Quando Yan Couto desembarcou em Dortmund vindo do Girona no verão de 2024 (estava emprestado pelo Manchester City à Espanha; o BVB desembolsou 20 milhões de euros ao clube inglês), ainda vivia sozinho. Agora, a felicidade familiar substituiu a solidão.

Conexão com novos companheiros

O brasileiro do BVB desenvolveu ótima sintonia com os recém-chegados Aaron Anselmino e Fábio Silva. O argentino Anselmino também tem origem sul-americana. Silva, assim como Yan Couto, tem o português como língua materna.

O jornal Ruhr Nachrichten informa que a conexão com seus novos companheiros de equipe está o ajudando "imensamente", tanto dentro quanto fora de campo. A nova situação, combinada com suas boas atuações, proporcionou ao jogador de 23 anos um "impulso tremendo".

Sistema tático potencializa qualidades

A linha defensiva de três zagueiros do Dortmund, com alas ofensivos, favorece o jogador tecnicamente habilidoso. Por isso, ele já acumula 2 gols e 3 assistências em 14 jogos oficiais nesta temporada. Na campanha anterior, conseguiu apenas uma assistência em 35 partidas.

Felicidade familiar, novos amigos e uma tática que se encaixa perfeitamente: foi assim que Yan Couto recuperou sua autoconfiança. Mas ele não pretende parar por aqui: "Minhas atuações foram boas, mas não perfeitas", afirma. "Meus toques finais ainda podem ser aprimorados." Em outras palavras, a nova promessa do BVB quer se tornar ainda mais perigoso ofensivamente no futuro.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

19 pessoas já votaram