Texto por Colaborador: Redação 18/12/2025 - 05:00

A cúpula do Borussia Dortmund vive momento de turbulência interna. Conforme reportagem publicada na segunda-feira pelo jornal Bild, cresce a desconfiança de figuras importantes como o consultor Matthias Sammer, o diretor executivo Carsten Cramer e o presidente Hans-Joachim Watzke em relação à liderança esportiva comandada pelo diretor esportivo Lars Ricken e pelo diretor de futebol Sebastian Kehl.

Informações da Sky revelam que Sammer observa o trabalho de Kehl com olhar crítico há bastante tempo. A qualidade de liderança seria um dos principais pontos de questionamento. Internamente, a possibilidade de substituição já foi debatida em diversas ocasiões, porém a mentalidade combativa de Kehl e sua disposição para lutar pela posição pesaram a seu favor até o momento.

Ricken também está sob observação

O desempenho de Ricken igualmente é alvo de análise detalhada e provoca opiniões divergentes entre os dirigentes, segundo a Sky. Há quem defenda que é necessário conceder mais tempo ao profissional de 49 anos, elogiando sua compreensão tática e identificação com o clube. Por outro lado, existe a percepção de que ele carece de capacidades essenciais para comandar uma instituição desse porte: força de liderança, poder de decisão e presença marcante. A comunicação de Ricken em entrevistas e durante a assembleia geral anual também tem sido vista com reservas.

Recentemente, Sammer gerou grande repercussão com suas declarações à Sky. O campeão europeu de 1996 saiu em defesa do zagueiro Nico Schlotterbeck, de 26 anos, após a polêmica entrevista concedida pelo jogador logo depois do decepcionante empate em 2 a 2 contra o FK Bodö/Glimt. Sammer afirmou que era a verdade e que é preciso parar de distorcer a realidade de tal forma que aqueles que a dizem acabem sendo os prejudicados. Ele considerou maravilhoso o que Schlotterbeck disse.

As palavras do defensor foram recebidas de formas muito distintas pela direção do clube, conforme Sammer. Ele acrescentou que, se isso não fosse o problema do Borussia Dortmund e todos enxergassem, não haveria esse problema. De forma indireta, o consultor também fez críticas contundentes a setores da administração do clube, mencionando que existem pessoas com características admiráveis, mas sem qualidades de liderança, que naturalmente se assustam num primeiro momento ao perceberem o que ele faz.

Clube sabia da entrevista antecipadamente

Vale destacar que, de acordo com a Sky, o BVB foi informado previamente sobre a entrevista de Sammer, incluindo o fato de que o consultor dos aurinegros abordaria questões hierárquicas e de liderança. A contundência das declarações, no entanto, surpreendeu alguns integrantes da cúpula.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

19 pessoas já votaram