Texto por Colaborador: Redação 18/12/2025 - 09:14

O ciclo de Salih Özcan no Borussia Dortmund caminha para o fim. O meio-campista de 27 anos deixará o BVB, no mais tardar, no verão de 2026, mas uma saída já na próxima janela de inverno é considerada provável.

Özcan vestiu a camisa do Colônia entre 2007 e 2022, com exceção da temporada 2019/20, quando atuou por empréstimo no Holstein Kiel. Em maio de 2022, ao acertar sua contratação, Sebastian Kehl, então chefe do departamento de licenciamento do Dortmund, elogiou o jogador.

“Ele é um jogador incrivelmente forte em tackles e aéreos. Alguém que vai onde dói e dá tudo sem concessões para que seu time tenha sucesso. Sua mentalidade e físico, aliados à inteligência do jogo, serão bons para o nosso time”.

Na primeira temporada pelo BVB, Özcan disputou 26 partidas na Bundesliga. Nos anos seguintes, porém, sua utilização caiu de forma contínua: 23 jogos, depois onze e, na atual temporada, apenas três aparições. O jogador sequer está inscrito para a Liga dos Campeões.

Sem atuar regularmente desde setembro, os indícios apontam para uma despedida. De acordo com o jornalista esportivo turco Nevzat Dindar, o técnico Okan Buruk tem interesse especial em levar Özcan para o Galatasaray Istambul, com o objetivo de reforçar a equipe na Süper Lig. Como o contrato está perto do fim, a taxa de transferência giraria entre 1,5 e 2 milhões de euros.

Para voltar a ter espaço na seleção da Turquia visando a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, o jogador precisa de ritmo de jogo, algo que não vem tendo em Dortmund. Para o clube alemão, uma negociação no inverno também permitiria ao menos recuperar uma pequena quantia.

Do ponto de vista esportivo, a saída é vista como administrável. Niko Kovač utilizou Özcan pela última vez em meados de setembro, na vitória por 1 a 0 sobre o Wolfsburg, quando o meio-campista entrou em campo por apenas um minuto.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

142 pessoas já votaram