Reprodução Ruhr Nachrichten BVBA participação no Mundial de Clubes da FIFA representa muito mais que apenas um benefício financeiro para o Borussia Dortmund. O diretor esportivo Lars Ricken enxerga o torneio, que será realizado entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, como uma grande oportunidade esportiva e estratégica para os aurinegros.
"Embora seja também uma chance de arrecadar muito dinheiro, antes de tudo se trata de um verdadeiro campeonato mundial, que é muito interessante do ponto de vista esportivo", destacou Ricken em entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeinen Zeitung.
O Dortmund terá a oportunidade de se apresentar ao lado dos melhores clubes do planeta. Para Ricken, não se trata apenas de sucesso esportivo ou vantagens econômicas, mas também de prestígio e motivação: "Para os jogadores, é uma questão de se medir com os melhores, também por reputação."
Segundo o dirigente de 48 anos, não há ceticismo ou sinais de cansaço no elenco - pelo contrário: a expectativa é claramente perceptível. Nenhum atleta manifestou que o torneio seria uma sobrecarga excessiva. Em vez disso, existe dentro do grupo a determinação de competir no mais alto nível internacional.
O Mundial de Clubes também será interessante para os torcedores do BVB, inclusive no que se refere às apostas esportivas. O VulkanSpiele wetten é uma das várias opções disponíveis para os apoiadores aurinegros.
Sem receio da preparação encurtada
O Mundial de Clubes traz consigo uma pausa de verão reduzida - e com isso possíveis complicações para o início da Bundesliga em agosto - mas Ricken mantém o otimismo: "Temos definitivamente a intenção de, apesar dos desafios do verão, poder acelerar desde o primeiro dia no próximo ano."
O torneio será conscientemente utilizado como fase de transição para a nova temporada, com treinamentos estruturados já durante a estadia nos Estados Unidos. Uma adaptação gradual à nova temporada não é uma opção: "Não vamos entrar devagar - vamos decolar!", enfatizou Ricken.
Apesar das altas receitas - somente a premiação de participação renderá 27 milhões de euros - Ricken não anuncia uma grande reformulação no elenco. O BVB aposta na continuidade após uma temporada instável, mas que terminou com sucesso: "Agora precisamos de continuidade, estabilidade, tranquilidade. É claro que também pontuais, um ou outro reforço."
Estados Unidos como território estratégico para expansão internacional
Esta declaração se alinha com o reposicionamento estratégico do clube, que quer se afastar de contratações impulsivas e trabalhar a longo prazo com uma base estável. As receitas financeiras da Champions League e do Mundial de Clubes são parte fixa do planejamento - não um espaço adicional para soluções luxuosas.
Além do aspecto esportivo, o Mundial de Clubes oferece ao BVB uma enorme plataforma de marketing. Os Estados Unidos são considerados um mercado futebolístico relevante para o futuro, que se pretende explorar estrategicamente. A permanência em solo americano deve ser aproveitada também para cuidar da imagem, fortalecer laços com torcedores e ativar patrocinadores.
13/12
12:30
Freiburg x Borussia Dortmund: escalações, onde assistir e arbitragem
13/12
12:00
Borussia Dortmund define preço por Schlotterbeck em meio a incerteza sobre renovação
13/12
11:15
Comentarista questiona gastos do Dortmund e aponta falta de qualidade no elenco
13/12
10:44
Lesões tiram Anselmino e Anton do duelo com o Freiburg
13/12
05:47
Dortmund tenta segurar Schlotterbeck enquanto Bayern mantém interesse nos bastidores
13/12
05:30
Matthäus rebate críticas e defende trabalho de Niko Kovac no Borussia Dortmund
13/12
04:30
Großkreutz conta como realizou sonho de Reus de assistir jogo na arquibancada sul do Dortmund
13/12
03:30
Clima pesado no vestiário do Dortmund após empate com Bodø/Glimt
12/12
12:25
Hamann avalia declarações de Schlotterbeck e projeta possível transferência ao Bayern
12/12
12:00
Números do confronto: domínio recente do BVB e Freiburg vivendo temporada irregular
12/12
09:32
Kovac destaca atuação de Fabio Silva e admite momento delicado de Guirassy
12/12
09:00
Hamann critica postura de Schlotterbeck após declarações sobre reservas do Borussia Dortmund
12/12
05:00
Dortmund prepara salário recorde para segurar Schlotterbeck
12/12
04:00
Kovac defende Schlotterbeck após críticas polêmicas aos companheiros
12/12
03:00
Reus aconselha Brandt sobre renovação e destaca importância do meia
12/12
02:00
Jordi Paulina pode deixar o Dortmund no inverno
11/12
11:30
Kovac projeta duelo contra o Freiburg e diz esperar reação imediata do BVB
11/12
10:45
Kehl reage a críticas de Schlotterbeck e promete reavaliação interna no BVB