Reprodução / BVB TVO Mundial de Clubes está sendo lançado em um novo formato XXL e está gerando muita discussão – inclusive no Borussia Dortmund. O líder do BVB, Watzke, vê isso como uma grande oportunidade para o futebol internacional de clubes.
O diretor-geral do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, está entusiasmado com a reformulação do Mundial de Clubes, que está sendo realizado pela primeira vez nos EUA com 32 seleções. Ele acredita que o torneio ampliado marca um importante desenvolvimento no futebol internacional de clubes. "O futebol não pertence apenas a nós, europeus. Temos que reconhecer que há um grande desejo na América do Sul, Ásia e África de jogar contra o Real Madrid ou o Bayern de Munique", enfatizou Watzke em entrevista à revista Kicker.
O cartola auri-negro agora vê o Mundial de Clubes, considerado um evento secundário antes da reforma, como um destaque promissor para o futuro. "O formato do Mundial de Clubes vai evoluir – e aí teremos um verdadeiro destaque no programa a cada quatro anos", explica. Os jogadores do Dortmund estão ansiosos para provar seu valor no torneio. "Os jogadores estão realmente entusiasmados", garantiu o homem de 65 anos.
Antes da expansão, o formato do Mundial de Clubes fazia pouco sentido para muitos especialistas. "A estatística não era boa", disse Watzke. Ele descreveu as edições anteriores do Mundial de Clubes, pouco antes do Natal, como "pastelões" e dificilmente levadas a sério.
Watzke comenta sobre a disputa pelo poder no BVB
Embora o Campeonato Europeu para seleções nacionais e a Liga dos Campeões para clubes sejam torneios consagrados, até agora não havia uma versão global correspondente para clubes. A FIFA pretende mudar isso com o novo formato.
Além dos eventos esportivos, discussões políticas também estão ocorrendo dentro do clube de Dortmund. Na disputa interna pelo poder com Reinhold Lunow, Watzke planeja decidir neste verão se concorrerá à presidência. "Isso me surpreendeu, porque havíamos discutido as coisas de forma diferente", disse Hans-Joachim Watzke sobre a renovada candidatura de Lunow. Apesar da reviravolta inesperada, ele respeita seu companheiro de longa data: "Não direi uma palavra ruim sobre Reinhold Lunow; fomos amigos por muitos anos."
Para o BVB, no entanto, o Mundial de Clubes é o seu principal foco. O clube estreia na terça-feira contra o Fluminense, do Brasil , e também enfrentará o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, na fase de grupos. A final do torneio acontecerá no dia 13 de julho, em East Rutherford.
Via BVBWLD
05/02
12:00
Kovac projeta duelo contra o Wolfsburg e alerta: “Podemos decidir nosso destino”
05/02
11:40
Kovac revela bastidores de decisão de arbitragem que marcou sua saída do Wolfsburg
05/02
11:30
Seis defensores em risco: BVB pode enfrentar turbulência no verão
05/02
11:00
Relatório indica que Jadon Sancho avalia retorno ao Borussia Dortmund
05/02
10:00
Lateral do BVB desperta interesse de Leeds, Arsenal e Inter de Milão
05/02
09:52
Fabio Silva anuncia mudança de patrocinador
05/02
09:34
Premiada joia do BVB: jovem de 17 anos autorizado a treinar com o time principal
05/02
05:00
Dirigente do BVB apoia declaração ousada de Schlotterbeck sobre o título
05/02
04:00
Trabalho de Kovac divide opiniões internamente no Borussia Dortmund
05/02
03:00
Um ano de Kovac: o que mudou no futebol do Borussia Dortmund?
05/02
02:00
Dortmund vê RB Leipzig assumir seu lugar na formação de jovens talentos
04/02
11:17
Situação de Fábio Silva no Dortmund chama atenção do Besiktas
04/02
10:40
BVB avalia mercado de zagueiros e acompanha situação de Diogo Leite
04/02
10:15
Detalhes do acordo entre BVB e Cruzeiro por Kauã Prates são revelados
04/02
10:00
Galatasaray demonstra interesse em Ramy Bensebaini
04/02
09:52
Transferência de Almugera Kabar do BVB para o Hamburgo foi apenas adiada?
04/02
04:30
Borussia Dortmund terá sete jogos em fevereiro com maratona decisiva pela temporada
04/02
04:00
Lendário treinador alemão sai em defesa de Kovac apesar de críticas ao estilo de jogo