Texto por Colaborador: Redação 26/01/2026 - 03:00

O Borussia Dortmund segue como principal perseguidor do Bayern de Munique e mantém com segurança a segunda posição na tabela após o 3 a 0 sobre o Union Berlin. Os torcedores aurinegros que foram até a Alte Försterei viram novamente três jogadores diferentes marcando para o BVB. Mas quantos atletas do Dortmund balançaram as redes em 2026 – e onde está o recorde?

"Claro que o Bayern atualmente é o Bayern, está quase imbatível. Agora eles deram um centímetro a menos do que normalmente fazem. Recuperamos três pontos, isso é bom. Só não quero que seja decidido em março. Significa que precisamos nos manter próximos pelo maior tempo possível. Talvez em algum momento eles tropecem, eles ainda vêm à nossa casa. Se cometerem erros, queremos estar lá", afirmou o capitão do BVB, Nico Schlotterbeck, na noite de sábado após o confronto em Berlin.

Deixemos de lado as provocações, mas "Schlotti" contribuiu com o 2 a 0.

Quantos goleadores diferentes o BVB teve em 2026?

O jogador da seleção é um dos nove artilheiros diferentes do Borussia Dortmund no ano de 2026.

- O primeiro gol do novo ano foi de Maximilian Beier – no emocionante empate em 3 a 3 contra o Frankfurt em 9 de janeiro de 2026, conforme pode ser acompanhado em nossos formatos de notícias ao vivo, inclusive.
- No mesmo jogo também marcaram Felix Nmecha e Carney Chukwuemenka para o importantíssimo empate em 3 a 3 aos cinco minutos dos acréscimos.
- Nico Schlotterbeck, Serhou Guirassy e Marcel Sabitzer foram os próximos três goleadores distintos contra o Bremen (3 a 0), seguidos por Emre Can, Julian Brandt e Karim Adeyemi na vitória caseira por 3 a 2 sobre o St. Pauli.

Mínimo de 3 gols

- O Borussia Dortmund marcou três gols em cada uma das quatro partidas da liga em 2026 – através de nove estrelas diferentes.
- Este é o segundo melhor desempenho em termos de diversidade de goleadores no início de um novo ano.
- Apenas o Bayer 05 Uerdingen apresentou no começo de 1986 – portanto há 40 anos – ainda mais jogadores que se inscreveram na lista de artilheiros da Bundesliga no início do ano.

Onze gols, onze artilheiros

Onze jogadores marcaram naquela época para a equipe do lendário técnico Karl-Heinz "Kalli" Feldkamp (91 anos) os primeiros onze gols do novo ano.

O Bayer ou KFC 05 Uerdingen, como o clube é chamado desde 1995 após a saída do poderoso conglomerado químico de Leverkusen, possivelmente será pouco conhecido pelos leitores mais jovens.

- O campeão da Copa da Alemanha de 1985 atualmente disputa a Oberliga Niederrhein. Em 1985/86, os krefelders viveram com a terceira colocação sua melhor temporada entre 14 no total na Bundesliga.
- O Uerdingen começou em 25 de janeiro de 1986 o novo ano com um 2 a 0 sobre o VfB Stuttgart – e com os goleadores Dietmar Klinger e Werner Buttgereit.
- Junto com Michael Dämgen, Rudi Bommer, Atli Edvaldsson († 2019), Larus Gudmundsson, Franz Raschid († 2010), Wolfgang "De Cup" Schäfer, Horst Feilzer († 2009), Matthias Herget e Peter Loontiens, eles se inscreveram na lista de artilheiros pelos primeiros onze gols em 1986.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

19 pessoas já votaram