Texto por Colaborador: Redação 17/12/2025 - 02:00

A mudança de Jürgen Klopp para o império Red Bull continua gerando discussões. Agora, Norbert Dickel, lenda do Borussia Dortmund, expressou sua clara decepção com a decisão do ex-técnico vitorioso.

A transferência de Jürgen Klopp para a Red Bull continua a gerar debates, até mesmo entre ex-colegas. O lendário Norbert "Nobby" Dickel, do Borussia Dortmund, tem sido particularmente vocal em suas críticas, expressando sua profunda incompreensão pela decisão do ex-técnico do Dortmund e do Liverpool.

Quando Dickel leu pela primeira vez sobre o novo emprego de Klopp, inicialmente se recusou a acreditar. "Li e pensei: não acredito, é uma farsa – como tantas outras coisas. Mas aí aconteceu", disse o locutor veterano do estádio do Borussia Dortmund no podcast Football Finance. Embora o homem de 64 anos tenha enfatizado que foi uma decisão pessoal de Klopp, ele achou emocionalmente difícil aceitá-la.

Dickel está particularmente irritado com o fato de Klopp estar seguindo esse caminho agora. "Claro, eu também não queria acreditar. Porque simplesmente não faz sentido. Ele não precisa fazer isso por questões financeiras", explicou. Dickel tem certeza de que o treinador de 58 anos goza de enorme prestígio mundial: "O mundo inteiro ama Jürgen Klopp". Isso torna a pergunta ainda mais urgente para ele: "Todo mundo ama Jürgen Klopp, então por que ele faria algo assim? Mas ele deve ter seus motivos."

Significado especial de Klopp para o Dortmund

Após deixar o Liverpool no verão de 2024, Klopp fez uma pausa e assumiu o cargo de Chefe Global de Futebol da Red Bull no início deste ano. Nessa função, ele é responsável pelas atividades globais da empresa no futebol, que incluem RB Leipzig, RB Salzburg, New York Red Bulls e Bragantino. A Red Bull também detém participações no Paris FC e no Leeds United, clubes que são vistos com desconfiança, principalmente pelos torcedores tradicionais do futebol.

Klopp tem um significado especial para o Dortmund. Durante sua passagem pelo BVB, ele levou o clube a dois campeonatos alemães, uma vitória na Copa da Alemanha e à final da Liga dos Campeões de 2013. Dickel, por sua vez, também é uma das figuras mais importantes da história do clube e tem sido a voz do Westfalenstadion por décadas.

Apesar das críticas públicas, o contato pessoal entre os dois não foi rompido. Dickel relatou que eles ainda se encontram, inclusive recentemente em um casamento. No entanto, a polêmica ida para a Red Bull não foi discutida nessa ocasião.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

139 pessoas já votaram