Reprodução BVB TVA preparação do Borussia Dortmund para a nova temporada da Bundesliga foi a mais curta da história. Isso não significa, porém, que os jogadores de Niko Kovac não estejam em forma ou incapazes de decolar logo de cara. No momento, o Kicker enxerga o BVB bem preparado em seu podcast diário e até com chances de voltar a brigar nas posições de cima.
Não há motivos para preocupação quanto ao condicionamento físico do elenco do BVB, segundo as avaliações do Kicker. Kovac trabalhou o grupo de forma "muito intensa" durante o período de treinos. Em determinado momento, circulou a informação de que a maioria dos jogadores ia direto para a cama após o jantar, tamanha a exaustão; em outra ocasião, compromissos posteriores com os atletas precisaram ser adiados. Essa resistência física é fundamental, como demonstrou a fase final da última temporada.
Já os jogos-treino ainda não oferecem muitas conclusões. O fato de o ritmo intenso desejado por Kovac ter funcionado melhor contra SF Siegen e OSC Lille do que contra a Juventus no último teste serve como indicativo. Equipes de alto nível sabem lidar com essa pressão e geralmente se livram dela com grande segurança.
Zaga é o problema mais urgente no BVB
Como compensar as ausências de Süle, Schlotterbeck e Can ainda não está definido pelo Kicker. Svensson, que foi improvisado na defesa após a saída de Süle contra a Juventus, provavelmente não jogará ao lado de Anton, único zagueiro disponível. A alternativa mais provável é Ramy Bensebaini, que já atuou nessa posição outras vezes. Julian Ryerson é uma opção, mas teve desempenho ruim nessa função na temporada passada. O Kicker identifica necessidade de contratações para o setor. A direção do BVB, entretanto, ainda não decidiu se prefere correr o risco de usar soluções paliativas até a volta dos três desfalques.
A conclusão do Kicker após a preparação: se conseguirem manter o nível dos últimos jogos da temporada anterior, podem até ser candidatos ao título. Mostrando novamente o "espírito" visto naquela época e a dedicação correspondente nas partidas, o Borussia Dortmund deve ocupar posições mais elevadas na Bundesliga que a quarta colocação.
Contra isso pesa a tradição indesejada do BVB de fazer primeiro turnos desleixados, com alguns pontos percentuais a menos de concentração e paixão. Se Kovac conseguir evitar que esse fenômeno se repita, o BVB terá cartas muito boas na mesa. Também porque a concorrência se enfraqueceu na maior parte dos casos.
05/02
12:00
Kovac projeta duelo contra o Wolfsburg e alerta: “Podemos decidir nosso destino”
05/02
11:40
Kovac revela bastidores de decisão de arbitragem que marcou sua saída do Wolfsburg
05/02
11:30
Seis defensores em risco: BVB pode enfrentar turbulência no verão
05/02
11:00
Relatório indica que Jadon Sancho avalia retorno ao Borussia Dortmund
05/02
10:00
Lateral do BVB desperta interesse de Leeds, Arsenal e Inter de Milão
05/02
09:52
Fabio Silva anuncia mudança de patrocinador
05/02
09:34
Premiada joia do BVB: jovem de 17 anos autorizado a treinar com o time principal
05/02
05:00
Dirigente do BVB apoia declaração ousada de Schlotterbeck sobre o título
05/02
04:00
Trabalho de Kovac divide opiniões internamente no Borussia Dortmund
05/02
03:00
Um ano de Kovac: o que mudou no futebol do Borussia Dortmund?
05/02
02:00
Dortmund vê RB Leipzig assumir seu lugar na formação de jovens talentos
04/02
11:17
Situação de Fábio Silva no Dortmund chama atenção do Besiktas
04/02
10:40
BVB avalia mercado de zagueiros e acompanha situação de Diogo Leite
04/02
10:15
Detalhes do acordo entre BVB e Cruzeiro por Kauã Prates são revelados
04/02
10:00
Galatasaray demonstra interesse em Ramy Bensebaini
04/02
09:52
Transferência de Almugera Kabar do BVB para o Hamburgo foi apenas adiada?
04/02
04:30
Borussia Dortmund terá sete jogos em fevereiro com maratona decisiva pela temporada
04/02
04:00
Lendário treinador alemão sai em defesa de Kovac apesar de críticas ao estilo de jogo