Reprodução / DFLDe acordo com o Federal Cartel Office, a regra 50+1 deve ser mantida no futebol profissional alemão.
O princípio que impede a aquisição total de clubes profissionais por investidores, não deve haver mais isenções no futuro, como para TSG Hoffenheim, Bayer Leverkusen e VfL Wolfsburg. Isso emerge de um comunicado de imprensa da autoridade sobre o tema na quinta-feira.
Isso foi precedido por um longo processo de votação por causa das regras especiais que continuam a se aplicar aos três clubes da Bundesliga. No futuro, porém, o trio deve envolver mais os integrantes e dar uma contrapartida financeira. O RB Leipzig, por sua vez, encontrou uma maneira engenhosa de contornar a regra 50 + 1 sob a lei do clube, de modo que os atuais vencedores da copa e participantes da Liga dos Campeões não desempenhassem nenhum papel para o Federal Cartel Office na última fase deste processo.
"Com a prometida exclusão da possibilidade de exceção dos estatutos, nossa preocupação de que os objetivos da política esportiva afirmados pela DFL sejam contrabalançados por uma coexistência de clubes com e sem exceções de financiamento", disse o presidente do Federal Cartel Office, Andreas Mundt.
"É verdade que as regras da lei antitruste se aplicam ao esporte profissional e principalmente às associações esportivas. A limitação da participação na liga aos clubes que se caracterizam por clubes ainda representa uma restrição à concorrência que exige legitimidade político-esportiva. Os compromissos oferecidos pelo DFL em geral, no entanto, parece ser adequado para dissipar nossas preocupações antitruste preliminares", continuou Mundt.
A associação dos 36 clubes profissionais e a autoridade concordaram com três mudanças importantes na regra 50+1 anterior. No futuro, deve ser assegurada a representação do clube matriz nos comitês das corporações desmembradas para o futebol profissional. Além disso, pessoas físicas ou jurídicas não podem mais equilibrar seus balanços com pagamentos especiais. Como terceira medida, os clubes estão vinculados à sua localização.
Em troca, as três exceções Hoffenheim, Leverkusen e Wolfsburg são concedidas como direitos adquiridos – não deveria haver mais. De acordo com o Federal Cartel Office, a DFL, a DFB e os outros clubes e investidores envolvidos no processo terão uma audiência legal antes que a decisão final seja tomada.
O Cartel Office classificou a regra 50+1 em 2021 como inofensiva em termos de política esportiva, mas criticou as três exceções para o TSG Hoffenheim com o proprietário majoritário Dietmar Hopp e os clubes controlados pela empresa Bayer Leverkusen e VfL Wolfsburg.
Desde então, o processo de esclarecimento está em andamento. O Hoffenheim havia anunciado recentemente que Hopp devolveria seus direitos de voto majoritários ao clube matriz sem compensação.
Via Kicker
05/02
12:00
Kovac projeta duelo contra o Wolfsburg e alerta: “Podemos decidir nosso destino”
05/02
11:40
Kovac revela bastidores de decisão de arbitragem que marcou sua saída do Wolfsburg
05/02
11:30
Seis defensores em risco: BVB pode enfrentar turbulência no verão
05/02
11:00
Relatório indica que Jadon Sancho avalia retorno ao Borussia Dortmund
05/02
10:00
Lateral do BVB desperta interesse de Leeds, Arsenal e Inter de Milão
05/02
09:52
Fabio Silva anuncia mudança de patrocinador
05/02
09:34
Premiada joia do BVB: jovem de 17 anos autorizado a treinar com o time principal
05/02
05:00
Dirigente do BVB apoia declaração ousada de Schlotterbeck sobre o título
05/02
04:00
Trabalho de Kovac divide opiniões internamente no Borussia Dortmund
05/02
03:00
Um ano de Kovac: o que mudou no futebol do Borussia Dortmund?
05/02
02:00
Dortmund vê RB Leipzig assumir seu lugar na formação de jovens talentos
04/02
11:17
Situação de Fábio Silva no Dortmund chama atenção do Besiktas
04/02
10:40
BVB avalia mercado de zagueiros e acompanha situação de Diogo Leite
04/02
10:15
Detalhes do acordo entre BVB e Cruzeiro por Kauã Prates são revelados
04/02
10:00
Galatasaray demonstra interesse em Ramy Bensebaini
04/02
09:52
Transferência de Almugera Kabar do BVB para o Hamburgo foi apenas adiada?
04/02
04:30
Borussia Dortmund terá sete jogos em fevereiro com maratona decisiva pela temporada
04/02
04:00
Lendário treinador alemão sai em defesa de Kovac apesar de críticas ao estilo de jogo