Reprodução Vídeo skysportsEm entrevista divulgada ao site oficial do BVB nesta quarta-feira, antes da viagem aos Estados Unidos para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, Sebastian Kehl abordou diversos temas relacionados ao Borussia Dortmund. O diretor esportivo falou sobre o desempenho na última temporada da Bundesliga, o planejamento para a competição internacional e exaltou a contratação de Jobe Bellingham, irmão de Jude.
Análise da Bundesliga
Kehl iniciou avaliando a última campanha do time alemão no Campeonato Alemão: "É claro que nos sentamos e analisamos de forma muito crítica porque tivemos fases diferentes nesta temporada. Acho que a última fase foi muito, muito boa e também fortaleceu nossos pensamentos sobre o caminho em que estamos e quais decisões tomamos. Acredito que o elenco tem trabalhado muito bem em muitas áreas, mesmo com as novas contratações. Mas também houve fases desta temporada que não foram satisfatórias. Também usaremos o Mundial de Clubes para continuar trabalhando nessas questões. Mas, ao mesmo tempo, acredito que na constelação de treinador e equipe e com os objetivos que conseguimos implementar no final, o prognóstico não é tão ruim e também não é tão sombrio quanto foi traçado há algum tempo."
Trabalho de Niko Kovac e estrutura do elenco
O dirigente elogiou o desempenho do técnico Niko Kovac no comando da equipe: "Se você viu as últimas semanas, ele tirou muito proveito do elenco. Ele tornou os jogadores individuais melhores. Jogadores que podem ter sido criticados por algum tempo receberam uma lufada de ar fresco. Claro, pensamos juntos sobre o que ainda podemos ser capazes de fazer. Que ajustes ainda podemos fazer? Mas haverá uma janela de transferências mais longa — de 1º de julho até o final de agosto. Mas até agora estamos muito satisfeitos com o nosso elenco: temos uma boa estrutura de elenco. Mesmo que um ou dois jogadores infelizmente não possam estar lá para o Mundial de Clubes, ainda nos sentimos fortes o suficiente."
Expectativas com Jobe Bellingham
A chegada de Jobe Bellingham foi outro ponto destacado por Kehl, que vê grande potencial no jovem: "Ele é totalmente aberto, muito curioso, muito claro. Ele conhece este clube há algum tempo, já pôde treinar conosco, está em pleno andamento, então ele estará disponível para nós imediatamente e tornará nosso elenco melhor. Estamos todos convencidos de que este jogador nos tornará melhores com seu físico, com seus traços de caráter, com sua mentalidade vencedora, com suas exigências físicas, mas também com seu potencial de desenvolvimento, e também nos dá uma perspectiva de investir neste segmento novamente. E essa é uma ideia clara de todos nós, que investiremos neste segmento etário novamente neste verão. Havia apenas uma opinião no clube: tentar de tudo para ganhar Jobe pelo Borussia Dortmund. Não foi fácil, mas no final conseguimos. Isso mostra que este clube continua muito forte neste segmento e ainda é atraente."
Preparação e metas para o Mundial de Clubes
Com a estreia marcada para o dia 15 de julho, Kehl detalhou como o Dortmund está se preparando para o torneio nos EUA: "Estamos todos ansiosos por este torneio. É bom ser uma das duas equipes alemãs. Temos trabalhado duro para isso nos últimos anos. Isso nos dará atenção esportiva e um incentivo econômico. E é claro que temos que tentar ficar de olho em tudo em relação à nova temporada. Na verdade, nos preparamos de maneira ideal para isso: estamos tentando adaptar as coisas, tanto no ritmo aqui quanto no local, para criar as melhores condições para ter um desempenho atlético nesta competição no final. Depois disso, teremos alguns dias de folga antes do início da nova temporada. Mas o elenco é grande e bom o suficiente para enfrentar esse desafio."
Por fim, Kehl foi claro ao definir a ambição do Borussia Dortmund na competição: "Em primeiro lugar, queremos passar da fase de grupos e chegar às oitavas de final. E então veremos quem nos espera lá. Teoricamente, poderia ser a Inter de Milão, nas quartas de final poderia ser o Real Madrid ou o Man City. Portanto, as equipes europeias também virão até nós. No entanto, é um torneio muito emocionante. Vamos ver onde este torneio nos leva no final, mas queremos ir o mais longe possível — como sempre."
08/12
10:35
Com futuro indefinido no BVB, Emre Can desperta interesse na Turquia
08/12
10:20
Betis Sevilla intensifica contatos por Fabio Silva, e BVB avalia cenário
08/12
10:00
Imprensa destaca solidez do BVB em vitória sem brilho sobre o Hoffenheim
08/12
04:39
Reações após vitória do Dortmund: "Nada de espetacular, mas uma vitória bem merecida"
08/12
04:32
Niko Kovac é direto sobre Julien Duranville: "Os outros são melhores"
08/12
04:26
Julian Brandt critica estilo de jogo do Dortmund após vitória: "Essa não é a minha maneira de jogar futebol"
08/12
03:00
Borussia Dortmund terá uniforme roxo neon na temporada 2026/27, revela site
07/12
15:50
Dortmund supera Hoffenheim e se mantém firme na briga pelo G-4
07/12
05:00
Negociação esfria e Campbell deve permanecer no mercado
07/12
04:00
Füllkrug sinaliza retorno e Wolfsburg ganha a dianteira na disputa
07/12
03:00
Tigges relembra passagem pelo Borussia e elogia dedicação de Haaland
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães