BVB.deMateu Morey está nas últimas etapas de um longo processo de retorno após sofrer uma grave lesão no joelho - e pode jogar pela primeira vez esta semana.
A cena, agora há quase 15 meses, ainda é aterrorizante para todos os envolvidos. Os gritos de dor de Mateu Morey, que ecoam pelo estádio quase vazio do Borussia Dortmund naquela noite de semifinal de copa contra o Holstein Kiel, atravessam os ossos de todos. Todos perceberam rapidamente que o jovem espanhol estaria desaparecido por muito tempo - e o diagnóstico confirmou a má premonição: o joelho direito do lateral-direito quebrou tudo o que poderia quebrar, várias operações se seguiram - e um longo processo de reabilitação.
Melhor ainda, não apenas para as testemunhas oculares na época, ver o jovem de 22 anos novamente com um grande sorriso nos lábios e em plena ação. Morey esteve totalmente envolvido no estágio do BVB em Bad Ragaz, na Suíça, e esteve no elenco para os dois testes contra o FC Valencia (1:3) e o FC Villarreal (0:2) sem ser usado.
Morey percorreu um longo caminho
Não é à toa que está "muito feliz" por estar de volta, como revela em entrevista à TV BVB: "Procuro aproveitar cada momento com a equipe em campo. Isso me deixa muito feliz. Para mim é um presente." O retorno após uma lesão tão grave não foi uma coisa natural, o clube enfatizou repetidamente o quão longe o espanhol havia chegado, o quão forte ele estava voltando. "Estou bem, meu joelho também, estou com um bom pressentimento", diz ele mesmo.
O momento drástico de maio de 2021 parece ter sido processado física e mentalmente, e Morey conseguiu ver rapidamente as fotos da ação infeliz novamente. Enquanto isso, ele até associa pensamentos positivos a isso: "Quando vejo isso, penso em quantos passos dei. Estou me sentindo muito melhor". Em geral, a atitude correta é crucial na reabilitação: "Sempre tentei permanecer positivo, essa é uma parte importante do caminho. Se você é negativo, tudo é mais difícil de fazer."
Possivelmente, Morey espera, ele pode até tirar algo da lesão pelo resto de sua carreira. "Na minha cabeça estou cem por cento mais forte, aprendi muito", diz e acredita: "Em alguns meses estarei mais forte em campo. Agora preciso de um pouco mais de tempo para encontrar o sentimento novamente, depois de um ano é difícil."
Retorno contra o Antalyaspor?
Porque o retorno em um jogo real ainda está faltando - mas deve seguir no decorrer desta semana. "Ele não está perdendo muito, não vai demorar muito", disse seu técnico Edin Terzic após o término do treinamento na sexta-feira: "Foi bom que ele estivesse no elenco duas vezes e toda a atmosfera no vestiário pudesse testemunhar ." Ele tem certeza de que Morey será usado em um dos dois jogos desta semana.
Isso provavelmente não será o caso na abertura obrigatória da Copa da DFB em 1860 Munique na sexta-feira, mas no sábado contra o clube Antalyaspor de Nuri Sahin. Morey é definitivamente quente: "Eu estava esperando por esse momento há muito tempo, agora não está tão longe e estou realmente ansioso por isso".
Via Kicker
14/12
16:28
Kovac lamenta empate mas aceita resultado após expulsão em Freiburg
14/12
13:25
Dortmund perde chance de assumir vice-liderança com empate contra o Freiburg
14/12
05:37
Críticas de Schlotterbeck causam desconforto no vestiário do Dortmund: "Traiu os companheiros"
14/12
05:30
Dortmund exclui dois jovens atacantes da convocação por questões disciplinares e baixo desempenho
14/12
05:20
Estudo revela: 85% dos torcedores querem participar de decisões sobre regra 50+1 no futebol alemão
14/12
05:00
Dortmund deve ficar sem dupla de zagueiros até o fim do ano após lesões
13/12
12:30
Freiburg x Borussia Dortmund: escalações, onde assistir e arbitragem
13/12
12:00
Borussia Dortmund define preço por Schlotterbeck em meio a incerteza sobre renovação
13/12
11:15
Comentarista questiona gastos do Dortmund e aponta falta de qualidade no elenco
13/12
10:44
Lesões tiram Anselmino e Anton do duelo com o Freiburg
13/12
05:47
Dortmund tenta segurar Schlotterbeck enquanto Bayern mantém interesse nos bastidores
13/12
05:30
Matthäus rebate críticas e defende trabalho de Niko Kovac no Borussia Dortmund
13/12
04:30
Großkreutz conta como realizou sonho de Reus de assistir jogo na arquibancada sul do Dortmund
13/12
03:30
Clima pesado no vestiário do Dortmund após empate com Bodø/Glimt
12/12
12:25
Hamann avalia declarações de Schlotterbeck e projeta possível transferência ao Bayern
12/12
12:00
Números do confronto: domínio recente do BVB e Freiburg vivendo temporada irregular
12/12
09:32
Kovac destaca atuação de Fabio Silva e admite momento delicado de Guirassy
12/12
09:00
Hamann critica postura de Schlotterbeck após declarações sobre reservas do Borussia Dortmund