Reprodução Magenta SportOs extensos tempos de acréscimo registrados nas primeiras rodadas da segunda divisão alemã geraram polêmica entre os espectadores. O responsável pela arbitragem no país saiu em defesa das novas regras implementadas.
Quando os quarto árbitros exibiram as placas com o tempo adicional nas duas primeiras jornadas da nova temporada da 2. Bundesliga, muitos torcedores ficaram surpresos. Frequentemente, os minutos mostrados chegavam a dois dígitos – a duração inflada dos acréscimos chegou a lembrar as controvertidas extensões das partidas da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Por trás das recentes mudanças existe um plano bem estruturado elaborado pelos dirigentes da arbitragem da DFB (Federação Alemã de Futebol) e pelos responsáveis da Liga Alemã de Futebol (DFL). Knut Kircher, chefe dos árbitros, esclareceu todas as questões sobre os novos critérios de acréscimo pouco antes do primeiro fim de semana oficial das principais equipes alemãs.
Kircher defende as alterações nos acréscimos
Kircher explicou que, com uma média de 5 minutos e 17 segundos de tempo adicional por etapa até agora nesta temporada, não se está jogando muito mais do que na temporada anterior, quando esse valor ficou em 4 minutos e 26 segundos. "Portanto, não é uma quantidade exorbitantemente maior, mas existe uma variação que pode chegar a onze, doze minutos", declarou o diretor-executivo da GmbH dos árbitros na terça-feira.
Os motivos para a reorientação dos acréscimos estão na melhoria da precisão. Para gols e janelas de substituições são previstos 30 segundos cada. Interrupções por lesão, paradas do VAR e outras pausas mais longas, como aquelas causadas por fogos de artifício ou condições climáticas, são registradas em tempo real. Um assistente de vídeo deve documentar todas as interrupções e repassá-las ao árbitro em campo.
"Havia a crítica e a percepção dos clubes de que não estava sendo aplicado de forma uniforme", explicou Ansgar Schwenken, diretor da DFL. "Queríamos aperfeiçoar isso para criar maior confiabilidade para os clubes." Kircher acrescentou que o tempo líquido de jogo provavelmente aumentará um pouco, mas esse "não é o primeiro objetivo", reforçou: "Primordialmente, trata-se de compreensibilidade, transparência e previsibilidade."
Outras inovações na Bundesliga e segunda divisão
Além dos novos acréscimos, torcedores e jogadores devem se adaptar a diversas outras novidades nas ligas profissionais alemãs. Nesta temporada será utilizada pela primeira vez a detecção semiautomática de impedimento, que exige a instalação de onze câmeras adicionais em cada estádio. "É uma simplificação significativa para os árbitros e assistentes. Um centímetro de impedimento continua sendo impedimento", afirmou Schwenken.
Além disso, haverá pela primeira vez anúncios generalizados dos árbitros após decisões do VAR – na segunda divisão somente a partir da nona rodada, por razões organizacionais. Adicionalmente, serão utilizadas câmeras nos árbitros (referee cams) em 20 a 50 partidas das divisões superiores.
Setenta minutos antes de cada jogo haverá um diálogo chamado "handshake" entre o árbitro e os treinadores das equipes envolvidas, que segundo Kircher serve para "esclarecer certas expectativas e questões em aberto".
11/12
11:30
Kovac projeta duelo contra o Freiburg e diz esperar reação imediata do BVB
11/12
10:45
Kehl reage a críticas de Schlotterbeck e promete reavaliação interna no BVB
11/12
10:30
Arsenal monitora Ramaj e pressiona futuro do goleiro no BVB
11/12
10:16
Imprensa alemã critica empate do BVB com Bodø/Glimt e aponta clima pesado no elenco
11/12
05:50
Kovac se irrita com atuação do Dortmund após empate contra Bodø/Glimt
11/12
05:47
Schlotterbeck detona companheiros após empate frustrante na Liga dos Campeões
11/12
05:42
Dortmund perde dois defensores por lesão
11/12
04:00
Dortmund anuncia Marco Reus como embaixador do clube e ídolo pode renovar contrato nos EUA
10/12
19:00
Bodø/Glimt surpreende e arranca empate do Borussia Dortmund na Champions
10/12
18:30
Números de BVB 2x2 FK Bodo/Glimt - Champions League 25-26
10/12
11:00
“Ele me ajuda muito”: Chukwuemeka destaca apoio de companheiro no Borussia Dortmund
10/12
10:40
Ausência inesperada: Marcel Sabitzer fica fora do BVB contra o Bodö/Glimt
10/12
06:00
Situação de Fabio Silva no Borussia Dortmund segue indefinida
10/12
05:00
Cole Campbell pode ter destino definido em clube da Champions League
10/12
04:00
Empréstimo de jovem promessa do BVB enfrenta dificuldades
10/12
03:00
Kovac projeta confronto com o Bodø/Glimt e Brandt reforça clima de Champions
10/12
02:00
Técnico do Bodø/Glimt elogia o BVB e alerta: “Se não corrermos muito, não temos chance”
10/12
01:00
Barcelona esfria negociação por zagueiro do Borussia Dortmund