BVB.de / Oficial SiteO Borussia Dortmund venceu o Athletic Bilbao por 4 a 1 na Liga dos Campeões, mas precisou suportar um período de pressão dos espanhóis antes de confirmar o resultado. A atuação foi analisada pela imprensa europeia.
No Süddeutsche Zeitung, Ulrich Hartmann ressaltou a coragem do técnico Niko Kovac ao mudar cinco jogadores do time que vinha atuando. Apesar disso, apontou que o time demorou a engrenar: "O Dortmund jogou o primeiro tempo de forma dominante, mas não muito perigosa. Foi somente após o reinício que o Borussia se tornou mais atraente." Hartmann destacou ainda o risco assumido pelo Dortmund após abrir dois gols: "Quando eles deram muito espaço ao Bilbao depois de dois gols, de repente se tornaram perigosos. Mas o BVB sobreviveu a essa fase de pressão e marcou uma 'vitória merecida', o que mais uma vez faz com que as perspectivas no CL pareçam muito boas."
O Tagesspiegel, em balanço feito pela dpa, apontou: "Os torcedores do Dortmund veem um jogo dominante de seu time há muito tempo. Depois de um erro defensivo, eles têm que tremer - antes que fique claro." O jornal lembrou que, diferentemente do empate em 4 a 4 contra a Juventus em Turim, o BVB conseguiu segurar a vitória, mesmo com os minutos de tensão após o gol do Bilbao. O texto destacou ainda Karim Adeyemi, que vem "jogando forte há semanas", e elogiou o trabalho defensivo da equipe, que se manteve concentrada. O próximo jogo do Dortmund será contra o FC Copenhagen em 21 de outubro, que conta com o ex-BVB Moukoko.
O WAZ observou que a partida só ganhou drama em um curto período após o gol adversário, relembrando a perda da vantagem contra a Juventus. No entanto, escreveu que desta vez tudo funcionou: o BVB foi dominante por muito tempo, assim como contra o Mainz, e apenas o gol do Bilbao deu novo ímpeto ao time espanhol. Segundo o veículo, o mérito esteve na recuperação rápida do Dortmund, que garantiu uma vitória clara.
Já a FAZ ressaltou o "paradoxo surpreendente" do time de Kovac. O jornal destacou que as qualidades ofensivas do Dortmund — maior ataque da competição — não se devem exclusivamente a Serhou Guirassy: a equipe tem também o ataque mais versátil. Para a publicação, o segredo está na intensidade sem a bola: "A equipe trabalha taticamente de forma homogênea e com alta intensidade em todas as fases." A reportagem ainda destacou que a rotação ampla, antes prejudicada por lesões e falta de forma, agora tem sido possível, resultando em um "estado de equilíbrio interior".
05/02
12:00
Kovac projeta duelo contra o Wolfsburg e alerta: “Podemos decidir nosso destino”
05/02
11:40
Kovac revela bastidores de decisão de arbitragem que marcou sua saída do Wolfsburg
05/02
11:30
Seis defensores em risco: BVB pode enfrentar turbulência no verão
05/02
11:00
Relatório indica que Jadon Sancho avalia retorno ao Borussia Dortmund
05/02
10:00
Lateral do BVB desperta interesse de Leeds, Arsenal e Inter de Milão
05/02
09:52
Fabio Silva anuncia mudança de patrocinador
05/02
09:34
Premiada joia do BVB: jovem de 17 anos autorizado a treinar com o time principal
05/02
05:00
Dirigente do BVB apoia declaração ousada de Schlotterbeck sobre o título
05/02
04:00
Trabalho de Kovac divide opiniões internamente no Borussia Dortmund
05/02
03:00
Um ano de Kovac: o que mudou no futebol do Borussia Dortmund?
05/02
02:00
Dortmund vê RB Leipzig assumir seu lugar na formação de jovens talentos
04/02
11:17
Situação de Fábio Silva no Dortmund chama atenção do Besiktas
04/02
10:40
BVB avalia mercado de zagueiros e acompanha situação de Diogo Leite
04/02
10:15
Detalhes do acordo entre BVB e Cruzeiro por Kauã Prates são revelados
04/02
10:00
Galatasaray demonstra interesse em Ramy Bensebaini
04/02
09:52
Transferência de Almugera Kabar do BVB para o Hamburgo foi apenas adiada?
04/02
04:30
Borussia Dortmund terá sete jogos em fevereiro com maratona decisiva pela temporada
04/02
04:00
Lendário treinador alemão sai em defesa de Kovac apesar de críticas ao estilo de jogo