Reprodução Vídeo AS RomaMats Hummels voltou a falar com franqueza sobre sua saída do Borussia Dortmund em 2024. Em entrevista ao documentário “Hummels – La Finale. Com Tommi Schmitt”, da ZDF, o zagueiro de 36 anos relembrou os momentos finais no clube e criticou duramente a forma como foi dispensado.
O defensor afirmou que não imaginava que a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid seria seu último jogo pelo BVB.
“Para ser honesto, sempre presumi que continuaria. Vamos colocar desta forma: eu esperava que continuasse. Foi quando verifiquei pela primeira vez: talvez eu tenha acabado de jogar pela última vez. Eu nem pensei nas semanas anteriores, não existia.”
Durante seu último jogo em casa, enquanto Marco Reus se despedia da torcida, Hummels chamou atenção ao ficar sozinho, sentado na trave do lado oposto.
“Eu só queria cuidar do meu filho. Ele chutou para o gol. Eu apenas assisti. Em seguida, vieram algumas comemorações da arquibancada norte. Foi quando verifiquei que poderia ser Dortmund pela última vez.”
O zagueiro admitiu que o fim da relação com o clube foi traumático: “Na época, senti que alguém queria se vingar de mim. Foi tão bizarro. Alguém que queria dizer: ‘Vamos mandá-lo embora agora. Só para mostrar quem manda.’”
Ele também revelou ter ficado incomodado por descobrir sua saída pela imprensa: “Vamos colocar desta forma: deveria ter sido diferente do que foi para mim. Na verdade, é mais provável que seja comunicado em uma conversa pessoal em qualquer caso. Acho que alguém queria me pagar pela entrevista e depois a deu à imprensa antes que fosse comunicada a mim.”
Hummels se referia à entrevista que deu à Sport Bild antes da final da Champions League, onde criticou o técnico Edin Terzic. A tensão entre ambos teria sido determinante para sua saída.
“Eu gostaria de ter ficado em Dortmund, mas sob certas condições. Em algum momento, esse não era mais o grande segredo. Eu sempre tive a esperança de que viesse assim.”
Ele também comentou a sensação de incerteza que viveu em junho passado: “Foi estranho para mim deixar a temporada e não saber: você está voltando depois de 13 anos e o que eu sei quantos jogos, ou foi isso? Foi uma sensação estranha.”
O defensor admitiu ainda que cogitou encerrar a carreira, especialmente se o Borussia tivesse vencido a final da Champions. “Pode ser muito bom. A vida que vem depois disso significa muito para mim. Passei muito tempo com meu filho no verão pela primeira vez em muito tempo, então ele estava comigo regularmente. Isso não era possível antes com Munique e Dortmund. Também perguntei se deveria parar. Mas ele disse que eu deveria jogar por mais um ano. Se ele tivesse dito ‘quero que você esteja em Munique agora’, então eu teria parado.”
Hummels assinou com a Roma em setembro e disputou 19 partidas na temporada. Neste domingo, ele fará seu último jogo contra o Torino. Em abril, anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol profissional por meio de uma mensagem em vídeo.
17/12
04:00
Barcelona faz sondagem inicial por lateral do BVB
17/12
03:00
Sammer defende críticas de Schlotterbeck e cobra menos complacência no Dortmund
17/12
02:00
Lenda do Dortmund demonstra decepção com ida de Klopp para a Red Bull
17/12
01:30
Três fatores explicam excelente momento de Yan Couto no Dortmund
16/12
11:14
Borussia Dortmund planeja saídas de três estrelas para o verão
16/12
10:45
Sammer cobra decisão sobre futuro de Schlotterbeck no Borussia Dortmund
16/12
10:31
BVB monitora lateral do Real Madrid após estreia na LaLiga
16/12
10:00
Schlotterbeck e Guirassy protagonizam discussão no vestiário do BVB
16/12
04:00
Permanência de Kehl e Ricken no Dortmund depende cada vez mais de Kovac
16/12
03:00
Dortmund chega ao último jogo do ano em crise profunda de elenco
16/12
01:00
Kees Smit permanece no radar do Dortmund com pedida de 30 milhões de euros
15/12
11:00
BVB entra na disputa por Hugo Larsson, joia do Eintracht Frankfurt
15/12
10:45
Ausência em Freiburg reforça cenário de saída de Özcan no BVB
15/12
10:05
Empate em Freiburg acende alerta e aproxima BVB de possível crise de inverno
15/12
09:48
Kehl explica ausência de Duranville e Campbell e dupla segue sem espaço no Dortmund
15/12
09:44
Imprensa analisa empate do BVB com o Freiburg: domínio inicial e dificuldades até o fim
15/12
04:30
Ricken defende Schlotterbeck e recusa estabelecer prazo para renovação contratual
15/12
03:30
Dortmund usa Marco Reus para tentar convencer Schlotterbeck a renovar contrato