
BLOG DO BRENO - Olá amigos aurinegros! Bem vindo a esta humilde coluna. Hoje vamos falar de uma possível ou não renovação do técnico Thomas Tuchel. Renovar ou não renovar? Eis a questão. E ao longo do texto vou tentar expor o que ocorreu nesses dois anos e falar o que penso. Mas, adiantando o meu posicionamento, o meu voto é sim. E vou falar o por que.
Primeiramente ninguém chegará aos pés de Klopp. Para mim ele nunca deveria ter saído. Mas, por questões profissionais e de ambição, foi assim. E tá certo. Depois de atingir um nível o profissional deve seguir o seu rumo. E ele nos deixou e também deixou um time. Mas com isso, o sucessor também iria sofrer com a pressão e comparação.
Esse ano é o segundo de Thomas Tuchel a frente do comando do aurinegro. Infelizmente ainda não conquistou título, que poderia ter vindo na copa da Alemanha. Por ser um único jogo é imprevisível. Tudo pode acontecer, não existe favorito. E com isso, um erro de cálculo, uma substituição errada ou uma leitura equivocada o caneco vai por água baixo.
Já o campeonato nacional por ser bem longo, a perda de pontos aqui ou alí ainda pode se recuperar lá na frente. É um campeonato justo que premia o time mais regular do ano. Além do fator resultado, importa a maneira como o time joga, o esquema de jogo.
Também podemos considerar a filosofia do seu trabalho. Como é feitos os treinos, o aspecto parte mental, as conversas com os jogadores , como é o clima dentro do vestiário. De como também o treinador reage com os reves diante do grupo. E também se existe um padrão de jogo definido.
Thomas Tuchel conseguiu chegar em duas finais de Copa da Alemanha. Ano passado perdeu e esse vai tentar de novo. No torneio nacional se manteve entre os primeiros colocados. Esse ano ainda está na briga por uma vaga direta na liga dos Campões. Está na quarta posição. Caso fica na quarta, já que não há mais chance de cair desta posição, irá jogar uma previa na Champions.
É preciso dar tempo para o conhecimento e colocar sua filosofia. O primeiro ano não acho que deva levar em conta. Já nessa segunda é preciso sentar e conversar sobre erros e acertos do time na primeira temporada. E ver o que mais sobressaiu. É preciso levantar os pros e contras.
A minha nota nesses dois anos é 7,5. Por tudo que foi levantado e até agora discutido. A minha posição é de ele ficar. Porque? Porque na minha opinião, ele se mostrou um bom treinador ao longo destes dois anos. Ele tem potencial de levar o BVB ao título. Claro que como todos treinadores tem acertos e erros, mas acredito que ele só precisa acertar em alguns pontos, principalmente definir um esquema de jogo, com isso a equipe e os jogadores vão assimilar ainda mais o que ele quer passar ao time.
E você auri-negro, o que acha?
08/12
10:35
Com futuro indefinido no BVB, Emre Can desperta interesse na Turquia
08/12
10:20
Betis Sevilla intensifica contatos por Fabio Silva, e BVB avalia cenário
08/12
10:00
Imprensa destaca solidez do BVB em vitória sem brilho sobre o Hoffenheim
08/12
04:39
Reações após vitória do Dortmund: "Nada de espetacular, mas uma vitória bem merecida"
08/12
04:32
Niko Kovac é direto sobre Julien Duranville: "Os outros são melhores"
08/12
04:26
Julian Brandt critica estilo de jogo do Dortmund após vitória: "Essa não é a minha maneira de jogar futebol"
08/12
03:00
Borussia Dortmund terá uniforme roxo neon na temporada 2026/27, revela site
07/12
15:50
Dortmund supera Hoffenheim e se mantém firme na briga pelo G-4
07/12
05:00
Negociação esfria e Campbell deve permanecer no mercado
07/12
04:00
Füllkrug sinaliza retorno e Wolfsburg ganha a dianteira na disputa
07/12
03:00
Tigges relembra passagem pelo Borussia e elogia dedicação de Haaland
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães