BVB.de / Oficial Site Na sexta rodada da UEFA Champions League, o Borussia Dortmund perdeu por 2:3 (0:0) contra o Barcelona. Em um segundo tempo de tirar o fôlego, o BVB teve uma resposta a menos.
Diante de 81.365 espectadores no esgotado SIGNAL IDUNA PARK, o BVB travou uma grande luta contra os favoritos, superando duas vezes a desvantagem com Guirassy, mas tendo que diluir a derrota por 2-3. Raphina (52') e Torres duas vezes (75'/85') marcaram pelo Barcelona, Guirassy (60'/78') pelo Borussia.
Entre os XI, Nuri Sahin ainda teve que se virar sem Anton (lesão na virilha) e Brandt (problemas na coxa), e Beier e Süle (tornozelo) também estavam ausentes - e ele escolheu uma abordagem corajosa: Can, Reyna e Duranville subiram em comparação com o empate 1-1 em Gladbach nos onze primeiros. Para Reyna foi o primeiro jogo desde 1º de novembro de 2023, e para Duranville foi a estreia do onze inicial. Adeyemi estava de volta ao elenco.
O Barcelona dominou boa parte de um primeiro tempo sem gols e teve uma chance brilhante de abrir o placar aos 15 minutos. Um cruzamento excepcional de fora da chuteira de Lamine Yamal preparou Raphinha, mas ele chutou para fora. Além de um chute de Marcel Sabitzer, o Dortmund raramente ameaçou, e eles tiveram que agradecer a Gregor Kobel por não sofrer gols no primeiro tempo. O goleiro suíço teve que fazer duas defesas fortes, primeiro negando o esforço de Yamal da entrada da área, antes de frustrar Jules Koundé com uma defesa brilhante.
Os dois times saíram voando para o segundo tempo, que começou de forma frenética, de ponta a ponta. Primeiro, o Dortmund teve a bola no fundo da rede aos cinco minutos, depois que Jamie Gittens rompeu a linha de defesa do Barça e cruzou para Serhou Guirassy finalizar, embora o gol tenha sido anulado por impedimento.
Isso custaria caro aos anfitriões, já que o Blaugrana subiu para o outro lado e Raphinha enterrou um final após ser deslizado por Dani Olmo. Mas Guirassy estava se tornando mais ameaçador a cada minuto, e teve a oportunidade de empatar seu time na marca de uma hora depois de ser arrastado para baixo na área pelo inexperiente Pau Cubarsi. O atacante guineense não errou, enterrou seu pênalti e provocou Flick a fazer uma tripla mudança.
Dois dos novos rostos se combinaram para restaurar a liderança do Barça, quando Fermín López produziu um chute certeiro da ponta da área, que Kobel defendeu, mas Ferran Torres estava presente para converter o rebote para um terceiro gol em tantos jogos. Guirassy deveria ter empatado logo no pontapé inicial, mas de alguma forma cabeceou por cima à queima-roupa. Ele se redimiu momentos depois, porém, depois que Iñaki Peña saiu desnecessariamente da área, o que permitiu que Pascal Groß encontrasse Guirassy para deslizar a bola para o gol.
O Dortmund pressionou para encontrar o gol da vitória, mas, ao fazer isso, deixou-se aberto na defesa. O Barça puniu devidamente seus anfitriões no contra-ataque, quando Yamal escolheu Torres, cuja finalização certeira garantiu três pontos vitais na UCL para os homens de Flick. A vitória coloca os catalães em segundo lugar, enquanto o Dortmund cai para nono – um ponto atrás do oitavo colocado LOSC Lille.
A competição continental só continuará no próximo ano, com mais dois jogos agendados para o final de Janeiro (em Bolonha e contra Donetsk). Na Bundesliga, o BVB enfrentará primeiro o TSG Hoffenheim (domingo), antes de viajar para o Wolfsburg no domingo seguinte.
FICHA
Bor. Dortmund: Kobel – Ryerson (46º Couto), Can, Schlotterbeck, Bensebaini – Nmecha – Sabitzer, Reyna (73º Groß) – Duranville (73º Malen), Guirassy, Gittens
FC Barcelona: Inaki Pena – Koundé, Cubarsi, Inigo Martinez, Balde – Casado, Pedri (90º + 3 Eric) – Lamine Yamal (90º Pau Victor), Dani Olmo (71. Fermin López), Raphinha (71. de Jong) – Lewandowski (71. Ferran Torres)
Gols: 0:1 Raphina (52º, Olmo), 1:1 Guirassy (60', pênalti, Cubarsi para Guirassy), 1:2 Torres (75', Lopez), 2:2 Guirassy (78', Large), 2:3 Torres (85', Yamal)
Árbitro: Letexier (França), cartões amarelos: Sabitzer, Nmecha, Couto, Bensebaini – Cubarsi, Torres
05/02
12:00
Kovac projeta duelo contra o Wolfsburg e alerta: “Podemos decidir nosso destino”
05/02
11:40
Kovac revela bastidores de decisão de arbitragem que marcou sua saída do Wolfsburg
05/02
11:30
Seis defensores em risco: BVB pode enfrentar turbulência no verão
05/02
11:00
Relatório indica que Jadon Sancho avalia retorno ao Borussia Dortmund
05/02
10:00
Lateral do BVB desperta interesse de Leeds, Arsenal e Inter de Milão
05/02
09:52
Fabio Silva anuncia mudança de patrocinador
05/02
09:34
Premiada joia do BVB: jovem de 17 anos autorizado a treinar com o time principal
05/02
05:00
Dirigente do BVB apoia declaração ousada de Schlotterbeck sobre o título
05/02
04:00
Trabalho de Kovac divide opiniões internamente no Borussia Dortmund
05/02
03:00
Um ano de Kovac: o que mudou no futebol do Borussia Dortmund?
05/02
02:00
Dortmund vê RB Leipzig assumir seu lugar na formação de jovens talentos
04/02
11:17
Situação de Fábio Silva no Dortmund chama atenção do Besiktas
04/02
10:40
BVB avalia mercado de zagueiros e acompanha situação de Diogo Leite
04/02
10:15
Detalhes do acordo entre BVB e Cruzeiro por Kauã Prates são revelados
04/02
10:00
Galatasaray demonstra interesse em Ramy Bensebaini
04/02
09:52
Transferência de Almugera Kabar do BVB para o Hamburgo foi apenas adiada?
04/02
04:30
Borussia Dortmund terá sete jogos em fevereiro com maratona decisiva pela temporada
04/02
04:00
Lendário treinador alemão sai em defesa de Kovac apesar de críticas ao estilo de jogo